Nikolai da Dinamarca, o neto mais velho da rainha Margarida, celebra esta segunda-feira, dia 28 de agosto, o seu 24.º aniversário, uma data que pela primeira vez passa longe de toda a família.

O conde de Monpezat celebrou esta volta ao sol na Austrália, na companhia da namorada, Benedikte Thoustrup. O príncipe encontra-se em Sidney, onde permanecerá a estudar nos próximos seis meses.

Para assinalar a data, a Casa Real partilhou uma fotografia de Nikolai, desejando-lhe um feliz aniversário.

"Sua Excelência o Conde Nikolai celebra o seu aniversário e hoje completa 24 anos. O aniversário é comemorado na Austrália, onde o conde atualmente estuda um semestre na Universidade de Tecnologia de Sidney", refere a mensagem, que o conde partilhou na sua conta no Instagram.

De recordar que há cerca de um ano instaurava-se a polémica na família real dinamarquesa precisamente devido a Nikolai e aos seus três irmãos mais novos, Félix, Henrik e Athena. Os quatro são filhos do príncipe Joaquim, o filho mais novo da rainha Margarida, e a soberana decidiu fazer alterações nos títulos dos netos.

Assim, e sem grande justificação, a rainha decidiu que estes quatro netos perderiam o título de príncipes e princesa e o tratamento de Alteza Real, passando a ostentar apenas o título de condes - que pertenceu ao marido da rainha, Henrik, conde de Monpezat - e o tratamento de Excelência.

A decisão não foi bem aceite pelo príncipe Joaquim, tendo o próprio, a mulher, Marie, e o filho mais velho, Nikolai, mostrado publicamente o seu desagrado pela decisão tomada pela soberana, originando uma crise familiar. A decisão da rainha entrou em vigor a 1 de janeiro deste ano.