Conchita Wurst vem a Lisboa falar de direitos identitários

Conchita Wurst, a personagem criada por Thomas Neuwirth que muitos apelidam de «mulher de barba», regressa a Lisboa no próximo 10 de maio para participar na conferência «Os Direitos Humanos e os desafios do século XXI». A cantora, vencedora do Festival Eurovisão da Canção de 2014 e porta-voz dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros (LGBT), participa no terceiro painel do evento, «Direitos Identitários e Individuais».

A intérprete de «Rise like a phoenix» fala depois de Maria Luísa Ribeiro Ferreira e de Miguel Vale de Almeida. A escritora e professora universitária apresenta uma dissertação intitulada «Identidade feminina e identidade cultural – convergências e conflitos», enquanto o antropólogo, ativista LGBT e professor universitário se centra nos «Vanguardas ou párias. Disputas globais contemporâneas em torno dos direitos LGBT como direitos humanos».

Esse é o nome da apresentação que antecede o testemunho de Conchita Wurst. A sessão de abertura desse dia conta com a presença de António Guterres, antigo Primeiro-Ministro de Portugal e antigo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, que fará um depoimento em vídeo. Jorge Sampaio, ex-Presidente da República e Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, é outro dos oradores do evento.

A iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian conta ainda com a participação da ativista de direitos humanos Anat Biletzki e de Kerry Kennedy, escritora e ativista e presidente da organização para os Direitos Humanos Robert F. Kennedy. A cantora austríaca esteve pela primeira vez em Lisboa em agosto do ano passado. Na altura, atuou na discoteca Gossip e participou na final do programa de televisão «Ídolos», transmitido pela SIC.

Texto: Luis Batista Gonçalves com Albin Olsson (fotografia)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.