O escritor Mário Cláudio recebeu das mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o Prémio Literário Fernando Namora. A entrega decorreu no Auditório do Casino Estoril.
Foi com o romance "Camilo Broca" que Mário Cláudio venceu a 11ª edição do prestigiado prémio, instituído pela Estoril Sol, no valor de 25 mil euros. O galardoado recebeu ainda uma peça escultórica da autoria de um finalista da Escola de Belas-Artes.
"É uma homenagem a que me associo, tendo em conta não só o livro premiado, mas também a já longa carreira de sucesso de Mário Cláudio", disse o Presidente da República. "Estamos perante um escritor consagrado, cujo trabalho e criatividade têm créditos firmados a nível nacional e internacional".
Modesto no seu discurso de resposta, Mário Cláudio preferiu evocar o escritor Fernando Namora, falecido há dez anos: "O Homem que dá nome a este galardão atravessou a Terra na sua própria pele, pese embora o repressivo contexto em que trabalhava".
Lançado em 1988, o Prémio Fernando Namora já foi atribuído a João de Melo, Maria Isabel Barreno, Urbano Tavares Rodrigues, Mário de Carvalho, Manuel Alegre, Teolinda Gersão, Armando Silva Carvalho, António Lobo Antunes, Nuno Júdice e Miguel Real.
Comentários