Antes de Melania Trump visitar o centro para crianças de migrantes ilegais, na quinta-feira, no Texas, foi vista a embarcar, em Washington, com um casaco que está a causar polémica global. Nas costas, podia ler-se: "I Really Don’t Care. Do u?" (Não quero mesmo saber. E tu?, em tradução livre).

A frase escrita nas costas da peça de roupa - que é comercializada pela Zara por cerca de 40 euros - chamou a atenção da maioria dos órgãos de comunicação social internacionais.

'I really don't care': Melania Trump jackets stuns on migrant visit
créditos: AFP

O caso levou mesmo uma porta-voz de Melania Trump, Stephanie Grisham, a publicar uma mensagem de esclarecimento nas redes sociais: "Não havia nenhuma mensagem subliminar. Depois da importante visita de hoje ao Texas, espero que os média não se foquem no seu guarda-roupa".

Mas o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu logo no Twitter: havia sim uma mensagem escondida, mas o destinatário era outro.

"Não quero saber. E tu? escrito nas costas do casaco de Melania refere-se aos média mentirosos. Melania aprendeu quão desonestos são e na verdade já não quer saber!", ripostou o Presidente norte-americano na rede de microblogging.

Depois de desembarcar no Texas, Melania - já com um outro casaco - visitou o centro de detenção de crianças migrantes.

A visita, que foi "100% ideia da primeira-dama", garantiu a Casa Branca, aconteceu depois de Donald Trump assinar uma ordem executiva para acabar com a separação das crianças das famílias migrantes.

Melania Trump
Melania Trump depois de trocar de casaco créditos: AFP

A viagem foi organizada em 48 horas e foi Melania tomou a iniciativa de viajar sozinha, dando ordens ao seu gabinete para preparar a viagem.

A visita aconteceu um dia depois de Donald Trump recuar nos moldes das suas políticas de "tolerância zero" contra a migração ilegal que defendeu vigorosamente desde o início da sua campanha presidencial. Trump anunciou que a partir de agora as crianças serão detidas juntamente com os pais.

Ao chegar ao Centro de McAllen, no Texas, a primeira-dama trocou a polémica peça por um casaco creme estilo safari.

A primeira dama norte-americana é uma das vozes críticas em relação à situação na fronteira com o México.

No domingo, a porta-voz de Melania disse à CNN: "A senhora Trump detesta ver crianças separadas das suas famílias. Ela acredita que temos de ser um país que cumpre as leis, mas também um país que governa com o coração".

Esta não é a primeira vez que Melania Trump espanta as pessoas com as suas escolhas de moda: no ano passado, usou sapatos com salto agulha numa visita a locais devastados pelo furacão Harvey.

Melania Trump
créditos: AFP