Não passa de uma divertida pintura a imitar o estilo dos frescos angelicais da arte religiosa, mas está a causar polémica em Itália. Num atrevido quadro do artista Filippo Panseca, o Presidente da República, Silvio Berlusconi, aparece pintado como um anjo sorridente, batendo as asas e ostentanto, como única roupa, uma gaze vaporosa que mal consegue esconder-lhe a intimidade.
Mas o quadro tem mais. É que Berlusconi surge debruçado sobre uma senhora de olhar tímido, também ela muito pouco vestida - e que tem a cara chapada da actual ministra italiana da Igualdade, Mara Carfagna. O artista confessa ter usado como modelo uma pintura do século XIX em que a figura feminina surge de seios à mostra.
É célebre o sentido de humor de Berlusconi, que deve ter largado uma boa gargalhada ao saber da partida que Panseca lhe pregou. Mas nos meios políticos o quadro está a ser considerado insultuoso da figura máxima do Estado italiano e de um membro do Governo. Ironicamente, o pintor declarou ter desejado "prestar uma homenagem" ao Presidente.
O quadro encontra-se exposto numa galeria de Savona, na região da Liguria, ao lado de um outro em que a mulher de Berlusconi, Veronica Lario, surge com o corpo de uma matrona de enormes seios, a lembrar as figuras grotescas dos filmes de Fellini.
O pintor aconselha o casal Berlusconi a comprar as duas obras, como recordação. Se o fizerem - declarou - o resultado da venda será doado às famílias das vítimas do recente sismo nos Abruzos...
Comentários