Normalmente os casamentos não ficam baratos, ainda mais quando se fala de um casamento da realeza. Segundo as mais recentes informações da imprensa britânica, o matrimónio de Harry e Meghan Markle – que acontece no dia 19 de maio – deverá custar uma verdadeira fortuna.

As contas foram feitas pela Bridebook, que chegou ao valor baseada em diversos aspetos, como as flores, comida, entretenimento e, a maior atração, o vestido de casamento. Mas ainda há que considerar a lua de mel e o reforço de segurança.

Relativamente a este aspeto, para o grande dia o Palácio decidiu ter um enorme dispositivo de segurança, que inclui snipers, polícias à paisana e ainda um drone. Ao todo a despesa ficará em 34 milhões de euros.

Igreja: sem custos

A cerimónia irá acontecer na Capela de St George, no Windsor Castle, enquanto que a receção acontecerá no St George's Great Hall.

Espaço onde ocorrerá a festa de casamento: 400 mil euros

Após a cerimónia, a festa irá acontecer em Windsor. Para celebrar a ocasião foi alugada uma espécie de ‘tenda’ em vidro, a que se acrescentam custos relacionados com o catering e equipa que vai trabalhar.

Catering: 327 mil euros

Irá haver um almoço formal para os convidados e um jantar para a família e amigos.

Bebidas: 218 mil euros

As bebidas virão maioritariamente do Palace Cellars. Consta que irão ser consumidas cerca de 2300 garrafas durante o copo d’água, onde constam 1700 de champanhe e 650 de vinho, whisky e cocktails.

Vestido: 340 mil euros

Esta é sem dúvida a parte mais esperada do grande dia. Como será o vestido de noiva de Meghan Markle? A título de curiosidade, esta despesa ficou a cargo da noiva.

Flores: 124 mil euros

Fotografias: 19 mil euros

Consta-se que o profissional contratado para registar a ocasião foi Alexi Lubomirski, o mesmo que ficou encarregue de tirar as fotografias oficiais do noivado do casal.

Convites: 22 mil euros

Música: 340 mil euros

Isto incluiu desde os tocadores de sinos, pianistas até às grandes estrelas que deverão atuar no evento. Consta-se que nomes como as Spice Girls, Elton John, Coldplay e Rihanna poderão estar presentes.

Trompetes: 102 mil euros

O Ministro da Defesa fez um pedido para que fosse gravado o brasão real em 20 trompetes.

Cabelo e maquilhagem: 11 mil euros

Indumentárias das damas de honor e pajens: 1925 euros

Decoração: 147 mil euros

Alianças de casamento: 6800 euros

Roupa do noivo: 9000 euros

Entretenimento: 62 mil euros

Onde se incluem fogos de artifício, entretenimento para crianças, etc.

Lua de mel: 136 mil euros

Consta que o casalinho irá namorar na Namíbia.

Quem vai pagar a conta?

Tendo em conta esta lista imensa de despesas impõe-se uma pergunta: quem vai pagar a festa? Conforme o Palácio de Kensington revelou será a família real a arcar com os custos da cerimónia.

Apesar do investimento, o evento de dimensão mundial deverá converter-se num ganho de mais de 500 milhões de euros para Inglaterra, sobretudo ao nível do turismo.