"O meu Natal foram sempre eles". Foi com estas palavras que Rita Ferro Rodrigues começou a publicação que fez no Instagram este sábado, 24 de dezembro, e onde partilha uma fotografia antiga.

"Lembro-me de estar à mesa na consoada - não devia ter mais de 10 anos - e entrar num túnel de inquietante consciência e sabedoria das coisas da vida, vejo agora, em que as vozes e gargalhadas se diluíam e eu pensava: um dia que eles não estejam cá eu vou ter muitas saudades e o Natal nunca mais será o mesmo. E claro, tinha razão. O amor é a saudade são um dissociáveis, quanto mais amas mais a ausência dói", desabafou.

"Aprendi a teatralizar o Natal depois da mesa ficar mais vazia, faço-o pelos filhos e netos, assim como os meus pais, entendo-o agora, fizeram por mim. Tal como os meus avós - que um dia também foram crianças felizes no Natal - fizeram por nós", acrescentou.

Antes de terminar, fez questão de deixar uma mensagem a "quem tem avós maravilhosos e ainda com saúde".

"Vivam-nos, ouçam-nos, abracem-nos, gastem-lhe o colo descansando as vossas cabeças, gravem-nos nas vossas memórias, façam-nos rir, escrevam as suas histórias. Guardem os telefones esta noite e olhem-nos verdadeiramente. É esse baú de ternura que vos acompanhará vida fora e que vos salvará muitas vezes, sem saberem", disse. "Feliz Natal pessoas bonitas e avós da terra e das estrelas", completou.

Leia Também: De coração partido, Rita Ferro Rodrigues recorda grande amiga