Francisco D'Eça Leal, o ex-marido da polémica artista Maria Leal, contou esta terça-feira, dia 16, a sua história de vida no programa ‘Vidas Suspensas’, da SIC. Uma história reveladora, onde o filho do famoso artista plástico Paulo D'Eça Leal diz ter sido enganado pela ex-mulher.

Francisco foi diagnosticado com esquizofrenia aos 18 anos. A doença do jovem levou a que durante um internamento este se atirasse do telhado de um hospital e ficasse com lesões físicas graves.

Fragilizado com a morte do pai e com o grave acidente que sofreu, aos 24 anos e já depois de ter herdado um milhão de euros, Francisco viu em Elisabete Rodrigues, Maria Leal, na época com 44 anos, a possibilidade de um novo recomeço.

Seguiram-se meses de paixão e um casamento que deu plenos poderes para que Maria Leal pudesse movimentar as contas de Francisco. O rapaz garante que pouco comprou, já Maria, mostram os documentos apresentados no programa, gastou milhares semanalmente em lojas de roupa.

“Eu não comprava quase nada”, conta o jovem, que admite ter assinado papeis em branco sem saber o que estava a assinar.

Maria Leal terá, alegadamente, convencido Francisco a vender apartamentos a preços irrisórios, abriu lojas de roupa e afastou o jovem da família e amigos. No programa especula-se sobre os crimes cometidos pela empresária: “desfalque financeiro, violência doméstica com abuso psicológico e isolamento de uma pessoa dependente e com problemas de saúde mental”.

Em quatro anos o dinheiro acabou. Apenas quando Maria Leal se tornou famosa devido ao namoro com Tiago Ginga, ex-concorrente do programa 'Casa dos Segredos', o seu ex-marido teve noção do que lhe estava a acontecer.

“Acordei quando fui pesquisar o nome da Maria Leal na Internet e descobri que ela namorava com o Tiago Ginga”, foi assim que terminou a relação e que Francisco descobriu que estava na miséria.