Conan Osíris vai apresentar-se de verde no palco do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza entre 14 e 18 de maio, em Telavive, em Israel. O representante de Portugal naquele que é o maior e mais visto festival de canções do mundo chegou à cidade no sábado e ontem, domingo, dia 5 de maio, já fez o primeiro ensaio. Depois de divulgadas as primeiras imagens, nas redes sociais, as (más) reações não se fizeram esperar.

"Parecem o Sapo Cocas. Prefiro o conceito apresentado no Festival da Canção. De preto, branco e dourado e mais simples. Este está muito kitsch e artificial", condena Gonçalo Quinaz. "Este modelito verde não serve", diz António Carvalho. Entre os críticos, há quem conteste o tom. "Verde esfregão da loiça", como Paulo Nascimento lhe chama. "Nem brócolo nem esfregão verde, parecem duas varejeiras", opina Helena Inácio.

Eurovisão. Indumentária de Conan Osíris divide opiniões
Eurovisão. Indumentária de Conan Osíris divide opiniões

"Alguém que meta tino naquelas cabeças. Apresentação horrível. Escolha infeliz do vestuário e uma performance igual à do Festival da Canção [da RTP]. Assim, não vão à final. Esperava muito mais", confessa Ricardo Guimarães. "Não gosto nem um pouco das novas roupas. Tiraram-lhe a imagem de marca, a máscara dourada. E o palco parece demasiado escuro! Não gostei", assume também Hugo Câmara, outro fã do cantor.

Apesar das críticas negativas serem em número maior, também há quem defenda o intérprete de "Telemóveis". "Para mim, [é] dos designs de palco mais bonitos que vi hoje e, a meu ver, o fato verde deu um ponto ainda mais artístico a uma canção que não é do meu maior gosto", elogia Rodrigo Pinto. "Adorei", assume também Fábio Ferreira. "As pessoas só sabem criticar", resume Luca Hedborg, outro dos seguidores do certame.

Nas casas de apostas internacionais, depois da atuação, Conan Osíris voltou a descer caindo para a décima-primeira posição, o que coloca Portugal fora da final do Festival Eurovisão da Canção de 2019, contrariando assim as previsões iniciais. Independentemente do desfecho, o visual adotado por Tiago Miranda, à semelhança de muitos outros que marcam a sua carreira, não tem deixado ninguém indiferente.