Com o lançamento de Encanto, a nova animação da Disney, conheça uma lista dos cenários latino-americanos que inspiraram célebres produções da empresa norte-americana
Depois de passar grande parte da vida nos EUA, para onde foi estudar, Eleni Marakis regressou à sua aldeia natal em Moni, na ilha de Naxos, na Grécia, para criar o ELaiolithos Luxury Retreat, um templo de relaxamento e bem-estar com uma vista idílica.
Muitas delas são desconhecidas da maioria, não figurando por isso na lista dos destinos mais procurados pelos cidadãos nacionais. Apesar de não terem o mediatismo de Ibiza, de Santorini ou de Bora Bora, são cenário de paisagens de cortar a respiração.
Apesar de as férias ativas estarem em voga, há quem continue a preferir locais tranquilos e idílicos que convidam ao lazer e à evasão. Descubra paragens, que são perfeitas para o dolce fare niente, que deve considerar para as suas próximas férias.
Um pouco por todo o planeta, não faltam espaços ajardinados, alguns deles de grandes dimensões, que surpreendem pelo património natural que encerram ou pelas atrações turísticas complementares que abrigam no seu interior. Em Portugal, também os temos.
Com a notícia de que em novembro os Estados Unidos vão reabrir as suas fronteiras a turistas internacionais, renasce a vontade de voltar a Terras do Tio Sam, às grandes cidades, mas também aos espaços naturais. Eis dez sugestões que nos são deixadas pela Civitatis.
Pelas condições climatéricas, pelas atividades que oferecem e/ou pelos programas que permitem nesta altura do ano, há locais turísticos que devem ser idealmente visitados na estação em que as árvores, por cá, perdem as folhas. Veja alguns dos que deve considerar.
Ainda não sabe para aonde é que há de ir? Sugerimos-lhe uma capital, uma cordilheira, uma rota ártica, uma das maiores cidades francesas, uma pitoresca localidade italiana, uma cidade suíça, a maior península do mar Adriático, um principado europeu e um arquipélago.
Uns são mais apalaçados, sofisticados e exuberantes e outros andam mais próximo do conceito de fortaleza militar que esteve originalmente na sua génese. Muitos seduzem pelas suas características arquitetónicas e/ou pela paisagem natural em que se inserem.
Um pouco por todo o mundo, mais ou menos conhecidas, não faltam quedas de água que os turistas gostam de visitar e depois fotografar para memória futura. Muitos procuram-nas ao nascer ou ao pôr do sol para tirar (maior) partido da profusão de gotas e reflexos.
Se ainda não se sente seguro para viajar para fora do país, porque não ficar a conhecer tudo o que de melhor Portugal tem para oferecer de norte a sul?
Numa altura em que as preocupações ambientais ganham maior relevo um pouco por todo o mundo, é cada vez maior o número de turistas que começa a olhar para o mapa com outra abordagem, privilegiando locais que se distinguem pelas (boas) práticas que têm.
O momento do dia em que o sol desaparece no horizonte é mágico para muitos. Durante as viagens, há quem não dispense os fins de tarde contemplativos onde, paulatinamente, o quente dos laranjas se mistura com o escuro das sombras que se vão criando.
Fazer uma pausa para desfrutar da tranquilidade dos campos repletos de vinhas é um programa de lazer que atrai um crescente número de portugueses. Descubra quintas, atividades e programas que vale a pena conhecer. E todas as alturas do ano são boas para o fazer.
Eleger o retiro rural que é o São Lourenço do Barrocal é (re)descobrir o Alentejo no seu estado mais puro. Todas as alturas do ano são perfeitas para desfrutar desta unidade hoteleira que permite um regresso ao passado sem dispensar o conforto do presente.
Melhor ou pior preservados, são vestígios da passagem de civilizações pelo planeta e todos eles, à sua maneira e à sua escala, contribuíram para as mudanças sociais, económicas, políticas e culturais que foram moldando e mudando o mundo com o passar dos séculos.
Apesar de muitos deles começarem a surgir nas listas de locais a (re)descobrir, ainda há muita gente que, por desconhecimento ou insuficiência de informação, os menospreza, o que faz com que ainda não sintam a pressão do turismo massificado.
Por cá, a presença judaica deixou marcas físicas no território que ainda hoje persistem. Se se interessa por esta temática, descubra 10 aldeias, vilas e cidades, espalhadas de norte a sul do país, que são perfeitas para (part)ir à (re)descoberta.
Nem todos são facilmente acessíveis. A maioria representa mesmo um desafio para os amantes da natureza e também uma prova de fogo para os que têm medo das alturas. Os que conseguem lá chegar descobrem paisagens de sonho, como pode comprovar de seguida.
Apesar de estarem rodeadas por paisagens de sonho, são, na maioria das vezes, um pesadelo para os condutores que decidem percorrê-las. Os turistas mais destemidos não lhes resistem mas é preciso ter mãos para o volante e pés para os pedais. E muito sangue frio.
Estão geralmente localizadas em pontos estratégicos e muitas delas são mesmo criações artísticas que se converteram em atrações turísticas. Descubra, de seguida, algumas das que deve visitar durante as suas deambulações pela Europa e/ou nos seus passeios por Portugal.