Uma grande parte dos portugueses só decide o que fazer nas férias em cima da hora mas também há muitos que gostam de planear tudo com antecedência para conseguir os melhores preços. Segundo o site dos famosos guias de viagem Lonely Planet, há destinos completamente imperdíveis. Ainda não sabe onde ir nas suas próximas férias e precisa de ideias? Damos-lhe 10 que surpreendem pela diversidade, uma delas muito acessível!

1. Malásia

A diversidade da paisagem, a gastronomia e a cultura são alguns dos seus principais atrativos. "Permite-nos entrar numa das interessantes partes da extraordinária oferta cultural do sudeste asiático. As ligações baratas à Europa e as ótimas taxas de cambio significam também que não será devorado pela sua carteira", sublinham os autores do guia.

10 viagens obrigatórias para quem gosta de mudar de ares

2. El Salvador

Ainda não figura na lista de destinos preferenciais dos portugueses mas quem já lá foi não se cansa de elogiar a beleza das suas paisagens e a simpatia das suas gentes. "É um local de uma notável hospitalidade e inteligência, que se torna ainda mais apelativo por ser algo inesperado", garante o Lonely Planet.

10 viagens obrigatórias para quem gosta de mudar de ares

3. Marrocos

Apesar de estar geograficamente próximo, são muitos os portugueses que nunca lá puseram os pés. "É berbere e árabe, muçulmano e secular, mediterrânico e africano e hospitaleiro", descrevem os autores da publicação.

10 viagens obrigatórias para quem gosta de mudar de ares

4. Suriname

Muitos nem sequer sabem onde fica este país do continente americano que faz fronteira com o Brasil. "Com toda a gente a falar diferentes línguas, a celebrar diferentes festas e a orar em diferentes templos, visitar o Suriname é como visitar vários países ao mesmo tempo", asseguram os autores do popular guia.

Viagens obrigatórias

5. Nova Zelândia

Formado por duas massas de terra principais e por numerosas ilhas menores, este país da Oceania seduz milhares. "A check-list de experiências essenciais na Nova Zelândia estão mais fortes do que nunca", garante o Lonely Planet, que destaca "as paisagens espetaculares, a vida selvagem, a cultura maori e a gastronomia".

10 viagens obrigatórias para quem gosta de mudar de ares

6. Grécia

As muitas ilhas fazem sonhar mas não são os únicos encantos deste país. "Quer visite antigas ruínas, mergulhe em praias idílicas ou dance até cair para o lado, a Grécia vai fazê-lo desejar mais", vaticinam os autores da publicação.

10 viagens obrigatórias para quem gosta de mudar de ares

7. Alemanha

Muitos não apontam a Alemanha como principal destino de férias mas, entre cidades modernas e cosmopolitas, aldeias pitorescas e provincianas, lagos sedutores e montanhas encantadoras, não faltam motivos de interesse. "É um país que teve de se reinventar mais vezes do que a Madonna, onde podemos ver a história acontecer", sublinha o guia.

10 viagens obrigatórias para quem gosta de mudar de ares

8. Nepal

Muitos portugueses sonham com este destino, um bálsamo para a alma e também para o corpo. "Com a queda da monarquia, o som dos sinos dos templos substituiu a marcha das botas do exército e a paz regressou a Shangri-La", asseguram os especialistas em viagens e turismo do Lonely Planet.

10 viagens obrigatórias para quem gosta de mudar de ares

9. Estados Unidos da América

Nova Iorque, Los Angeles e Miami são cidades que atraem muitos turistas mas o país não se resume a elas. "Cada vez mais americanos e estrangeiros estão a olhar para trás e a visitar locais tradicionais como as zonas de acesso livre em Washington e muitos museus, além de monumentos em honra de heróis da sua história", referem os autores do guia.

10 viagens obrigatórias para quem gosta de mudar de ares

10. Portugal

Está em voga agora mas já em 2009 era apontado pelo Lonely Planet com um dos destinos a explorar em 2010. Na última década, com o crescimento exponencial do turismo em cidades como Lisboa e o Porto, muita coisa mudou. Mas o essencial não! "Abarca dois mundos muito diferentes. É um país de grandes tradições, de festivais de dias santos e de vinhas que dão vida às aldeias medievais, durante as colheitas anuais", sublinha o guia.

"Noutras partes do país, algo mais moderno transpira", afiançam os especialistas, que enaltecem ainda outras paragens em território nacional. "Os centros das velhas cidades estão a ser revitalizados, com novas lojas, galerias e cafés", realçam ainda os autores da publicação, que também tem elogiado nos últimos anos a nossa hospitalidade e a nossa gastronomia.

10 viagens obrigatórias para quem gosta de mudar de ares

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.