Assume-se como a rua mais bela de Roma e como um expoente máximo do período do Renascimento Italiano. Nalguns painéis promocionais, é mesmo descrita como a grande estrada da arte antiga e da arte moderna. Lado a lado com galerias de arte, cabeleireiros trendy e antiquários, convivem tranquilamente momentos e símbolos de outros tempos, como é o caso da Fonte del Mascherone, da Igreja de Santa Catarina de Siena e do Arco Farnese.

A Piazza della Moretta, a Prisão Nova e a deslumbrante Igreja de San Giovanni dei Fiorentini são outros dos (muitos) pontos de interesse. Na Via Giulia, uma das mais antigas ruas da capital italiana, onde foi desenvolvido um dos mais importantes projetos urbanísticos da chamada Roma Renascentista, no meio de edifícios e de muros altos cobertos com era, localiza-se o Hotel Indigo Rome - St. George, um boutique hotel de cinco estrelas.

O santuário do dolce fare niente
O santuário do dolce fare niente
Ver artigo

De decoração urbana e contemporânea, está repleto de colorias fotografias que homenageiam a cidade e uma das mais emblemáticas marcas de automóveis do país, a Fiat. Os seus 64 quartos estão decorados com painéis e com quadros com fotografias de carros junto a alguns dos seus mais icónicos monumentos. Afastada das artérias mais mediáticas da cidade e situada numa zona tranquila e pouco devassada por excursões de turistas de telemóveis e máquinas fotográficas em punho, esta unidade hoteleira, localizada nos arredores da cidade do Vaticano.

Está a dois passos do Castelo de Santo Ângelo e de algumas das mais emblemáticas praças italianas, como a deslumbrante Piazza Navona e o animado Campo de’Fiori, o local perfeito para usufruir da cidade com toda uma outra tranquilidade, como se fosse um mundo à parte num centro estratégico de uma metrópole que, também, nunca para. Modernidade e pormenores renascentistas convivem em simbiose.

Uma Roma à parte

O Hotel Indigo Rome - St. George aposta num design atual que, contudo, não menospreza o passado para criar um ambiente acolhedor, intimista e sofisticado, onde o soalho do chão não choca com o piso e as paredes em mármore de travertino nem com os candeeiros e muito menos com os sofás mais atuais que contrastam com a efigie em madeira da Madonna delle Grazie que decora a fachada exterior do edifício do século XVIII.

Pormenores estéticos que fazem a diferença

Os painéis de grandes dimensões com imagens de figuras, monumentos e modelos da Fiat antigos que surgem por cima das cabeceiras das confortáveis camas king size não se limitam aos quartos. Também decoram as casas de banho do hotel. Mas é na divisão principal que se concentram os pormenores estéticos, como os coloridos tampos das mesas de cabeceira, da cor da moldura colocada à volta do ecrã de plasma.

Pormenores estéticos que se conjugam com secretárias de vidro de linhas direitas e candeeiros urbanos, outra das características estéticas distintivas desta luxuosa unidade hoteleira da capital italiana. Alguns dos quartos dos pisos mais altos do Hotel Indigo Rome - St. George têm uma pequena varanda para as traseiras do hotel, equipada com uma mesa com cadeiras e uma convidável espreguiçadeira.

Uma Roma à parte

Um espaço que garante uma verdadeira experiência sensorial na época em que as flores do terraço superior do hotel florescem e exalam um cheiro capaz de nos transportar ao céu. Nos dias de maior vento, algumas delas chegam mesmo a cair, criando um manto branco na entrada exterior do quarto. Um espaço de descanso e de relaxamento ao qual poucos têm acesso. Mas a verdadeira beleza italiana não se fica por aqui.

52 hotéis em Portugal e no estrangeiro. Um para cada semana do ano
52 hotéis em Portugal e no estrangeiro. Um para cada semana do ano
Ver artigo

Ao lado da receção do Hotel Indigo Rome - St. George e do grande relógio que esta exibe, decorada com candelabros contemporâneos e com um móvel branco com apontamentos azuis e efeitos geométricos, a sala da biblioteca, onde além de livros também encontra muitas revistas, é uma das mais belas do hotel. Com lareira, sofás e cadeirões, é o cenário perfeito para um momento de descontração depois de um extenuante dia de visita à cidade. Se preferir, pode também fazê-lo do terraço localizado no último andar do hotel, o sexto, onde também funciona um bar e um restaurante nos meses de verão.

A vista para o topo de alguns dos mais antigos edifícios da cidade surpreende. Além da cúpula da Basílica de São Pedro, consegue avistar-se facilmente o Castelo de Santo Ângelo, alguns palácios e até a parte mais superior do monumento dedicado ao rei Vítor Emanuel II de Itália, uma imponente construção a que muitos chamam Altar da Pátria, embora também haja quem a apelide de bolo de noiva por causa da cor e do formato.

Refeições com vista para a cidade

Os pequenos-almoços são servidos no restaurante do hotel, que dá para um pátio interior com um pequeno jardim, com uma cascata e um pequeno lago, onde funciona uma esplanada, que é aquecida nos dias mais frios. As cadeiras estão decoradas com coloridas almofadas. A variedade não é das maiores mas os croissants são absolutamente deliciosos e estaladiços e tem ainda à disposição frutose pura para adoçar as bebidas.

A (outra) Veneza que não vem nos guias turísticos
A (outra) Veneza que não vem nos guias turísticos
Ver artigo

É um dos (muitos) pormenores distintivos que fazem a diferença. Tal como nas restantes áreas da unidade hoteleira, a decoração do restaurante, que faz ligação com o bar, é cuidada, misturando sofás e cadeiras de várias cores com tecidos com um padrão quadriculado em tons de branco e lilás. A lista de especialidade que lá pode degustar privilegiam os ingredientes da região, como é o caso do salmão fumado servido com salada de rúcula e pão de Genzano ou o queijo mozarela da Lázio apresentado com tomate e basílico fresco do mercado de Campo de’Fiori.

Para alimentar a alma, uma atividade tão imprescindível como a de dar de comer ao estômago, o Spa St. George é o espaço perfeito. Neste templo de bem-estar, que vai beber à tradição antiga da cidade, pode experimentar o verdadeiro banho romano, que inclui hidromassagem, sauna e banho turco a qualquer hora. Mas também tem à sua disposição massagens relaxantes, tratamentos energizantes e rituais de beleza.

As atrações imperdíveis da cidade eterna

Além das galerias de arte e dos monumentos menos mediáticos que encontra nas ruas que circundam o centro histórico de Roma nas imediações da Via Giulia, a localização do Hotel Indigo Rome - St. George possibilita que aceda rapidamente não só às principais atrações turísticas da cidade como também aos principais focos de interesse do Vaticano, como é o caso da Basílica de São Pedro e da famosa Capela Sistina.

Para ver o Papa, não perca a cerimónia da oração do Angelus, que decorre na Praça de São Pedro todos os domingos ao meio dia. Como Roma é uma cidade que se percorre facilmente a pé, depois do Vaticano pode seguir em direção ao Castelo de Santo Ângelo, um castelo em forma de bolo de aniversário, também conhecido como Mausoléu de Adriano, localizado numa das margens do rio Tibre.

Uma Roma à parte

Construída sobre um antigo estádio romano, a animada e sempre agitada Piazza Navona é outro dos pontos de passagem obrigatórios e não fica muito longe do Panteão. Também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana que atualmente ainda se encontra em perfeito estado de conservação. Apesar de estar menos bem preservado, o Coliseu de Roma é obrigatório.

Este anfiteatro continua a ser um dos momentos mais visitados da cidade, tal como a Fontana di Trevi, imortalizada pela atriz Anita Ekberg no filme "La Dolce Vita" de Federico Fellini. A Piazza di Spagna, a Piazza del Popolo e as igrejas de Santa Maria Maggiore e San Giovanni in Laterano são, a par da luxuosa Via Veneto e da concorrida Via del Corso, outros dos pontos a incluir no seu roteiro turístico, tal como os jardins da Villa Borghese.

Uma Roma à parte

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.