A exuberância de Sevilha não deixa ninguém indiferente. Calorosa, alegre e intensa, a bela cidade andaluza convida a entrar no ritmo e desfrutar do tão prazeroso estilo de vida sevilhano.

Março, abril e maio são dos meses mais interessantes para visitar Sevilha já que é nesta altura que ocorrem a tradicional Semana Santa e pela Feira de abril. Durante a semana da Páscoa, as ruas da cidade são decoradas e perfumadas e tornam-se ainda mais movimentadas para ver as irmandades em procissões lideradas por nazarenos, que envergam trajes religiosos com capuz. Uma viagem no tempo, que conduz locais e forasteiros à admiração pelas estátuas sagradas. A procissão final é no domingo de Páscoa, mas a manhã de Sexta-feira Santa é dos momentos mais aguardados, quando ocorrem seis das 60 procissões da semana, nomeadamente as de Virgenes de Esperanza e Jesus de Gran Poder.

Já a Feira de abril é uma ode à tradição, numa mistura de flamenco, sevilhanas, passeios a cavalo e muita gastronomia. A gigantesca porta de entrada que sinaliza o início do recinto, todos os anos é iluminada por milhares de lâmpadas coloridas e serve de ponto de encontro para os grupos que se preparam para explorar a “pequena cidade” que a pouco e pouco se revela diante de si. A alegria é contagiante, a música e dança sedutoras e o convívio espontâneo, numa celebração da vida. Em 2019, irá realizar-se entre 4 e 11 de maio. Deixe-se envolver e termine os festejos a assistir ao fogo de artificio ao longo do rio Guadalquivir, no último dia do evento.

Leia aqui as nossas sugestões para um roteiro que o levará pelo melhor do estilo de vida andaluz.

Desfrutar de umas tapas

Um dos elementos do ADN desta vibrante cidade é reunir para degustar umas tapas. Faz parte da cultura espanhola e de Sevilha, em particular, que vê esta tradição de espírito informal estender-se muitas vezes pela noite dentro.

Conviver nas sempre lotadas esplanadas enquanto se saboreia a culinária local, resultado das influências ibéricas e árabes, não é algo esporádico. Faz parte do dia-a-dia de quem aqui vive. Provar o verdadeiro gaspacho andaluz, as deliciosas tortilhas, umas tapas com jamón ibérico ou as tão tradicionais freidurías é bastante acessível no Bairro de Santa Cruz, dada a variedade de casas.

Mas há duas absolutamente obrigatórias: os emblemáticos Horno de San Buenaventura (Avenida de la Constitucn 16), inaugurado em 1385, e o El Rinconcillo (C/Gerona 40), que abriu portas em 1670.

Tapas
Tapas

O La Albahaca, na Plaza de Santa cruz, não é para todos os bolsos, mas está no roteiro da qualidade, enquanto o Las Piletas, na rua Marquês de Paradas, é um ponto de encontro acessível para famílias e amigos.  Ainda na categoria de qualidade superior, o Las Golondrinas 1 é conhecido pela tradição: mantém o estilo de sempre e tem servido as mesmas tapas nos últimos 55 anos, enquanto a Casa Morales, gerido pela família que lhe dá nome desde que foi inaugurado em 1850, fica em El Arenal. O local é ideal para um copo de vinho em pé ou para refeições na antiga adega nas traseiras, com uma vasta carta de tapas.

Contudo, nem apenas do rústico se fazem as tapas. Para os mais sofisticados, o La Leyenda no Hotel Becquer, é o local preferido dos profissionais de negócios enquanto desfrutam de petiscos de frutos do mar e patês, enquanto o contemporâneo bar de tapas Ovejas Negras, combina uma decoração de arte pop casal com sabores internacionais. As suas especialidades incluem ainda o risottazzo, o atum tártaro e hambúrgueres gourmet da cidade.

Saborear o luxo à mesa

O movimento da cidade é propício à abertura de uma grande variedade de casas. Algumas delas tornam-se locais de culto. Entre estas, um dos lugares mais trendy é sem dúvida o Abades Triana, com vista para o rio no lado de Triana. A vista sobre a cidade conquista os clientes e o ambiente elegante convida a ficar, especialmente quando a cidade está iluminada e a temperatura permite utilizar o pátio. O menu mediterrânico é sofisticado e elegante.

Muito apreciado é também o ConTenedor, marcado por uma atmosfera artística e descontraída. A cozinha é aberta e conhecida por ter um arroz de pato perfeito e uma carta de vinhos com ênfase nos andaluzes. O La Brunilda é outro dos restaurantes do momento na cidade. O menu está em constante atualização com influência das novas tendências gastronómicas. Tem o inconveniente de não aceitar reservas e ser preciso enfrentar uma fila para conseguir mesa.

abades triana
abades triana Abades Triana

Irresistível ainda são os pequenos Bar Eslava, que venceu a La Brunilda na categoria de “melhor bar para cozinha criativa” do prestigiado Premios Gurmé de Sevilha e o único restaurante com estrela Michelin, o Abantal. O ambiente é contemporâneo e discreto e as iguarias do Chef Julio Fernández são as verdadeiras estrelas.

Por fim, o Taberna del Alabardero, situado numa mansão do século XIX, é considerado um dos melhores restaurantes de luxo de Sevilha. As salas de jantar estão dispostas à volta do pátio andaluz e o cardápio sazonal consiste em gastronomia tradicional com influência contemporânea. É, no entanto, preciso efetuar reserva.

Dançar ao som do Flamenco

É considerada uma dança de paixão e sedução. O vigor colocado em cada movimento executado pelos bailarinos é parte da receita para que o público sinta a intensidade desta dança tão típica. Com origem na cultura do povo cigano, tornou-se parte da identidade espanhola, tendo em Sevilha o expoente máximo da adoração.

Flamenco
Flamenco

O Bairro de Triana é conhecido pelas performances, mas no Bairro de Santa Cruz também encontrará diversas casas onde poderá assistir a um espetáculo. O Bar Flamenco Los Martínez em Triana e o Peña Torres Macarena são os mais conhecidos.

O Museu do Balle Flamenco é o local ideal para assistir a um espetáculo no pátio central, onde a rotação de artistas é diária.

Noche de Copas

O Puerto de Cuba é um dos lugares mais trendy da cidade, principalmente durante o verão devido às vistas panorâmicas e ao terraço. Tem uma área vip e entre segunda e quarta o horário é das 23h às 2h, mas no resto dos dias, o Puerto de Cuba abre das 16h às 3h.

Noche de copas
Noche de copas

Um dos locais mais in continua a ser a Aduana, na parte portuária de Sevilha, casa de música eletrónica e pop. No final da noite ou início do dia, os resistentes aproveitam para ver nascer o sol. Já o Obbio Club tem recebido alguns dos mais emblemáticos Djs espanhóis. Abre à sexta e ao sábado, até às 4 horas da manhã. Emblemático continua a ser o Tokyo, onde funcionava a antiga discoteca Catedral. Localizada no coração da cidade, é a casa dos amantes de música eletrónica.