Ao contrário da praia das ruínas de Tulum, no México, visitada anualmente por milhares de pessoas, existem outras que têm conseguido manter-se à margem das grandes invasões de turistas. São autênticos paraísos, quase sempre vazios e mais económicos do que os destinos de massa. O único senão? O difícil acesso! Estas são 10 das mais belas praias desertas que os visitantes estrangeiros ainda não descobriram.
1. Praia da ilha Holbox no México
Esta praia de águas quentes e de areias brancas integra a reserva ecológica e natural de Yum Balam e está separada do continente pela lagoa Yalahua. Localizada a norte da península do Iucatão, em Quintana Roo, no México, surpreende pela beleza e pela tranquilidade.
2. Costa caribenha na Costa Rica
É a zona mais selvagem do país, com praias magníficas, um estilo próprio de cozinha e música que faz lembrar os sons jamaicanos. Apesar do turismo europeu estar a crescer neste país, ainda são muitos os areais tranquilos e (praticamente) despovoados por explorar.
3. Praia de Molokai no Havai
Nesta ilha, uma das 19 ilhas e atóis que integram este estado norte-americano, não há semáforos e nenhum edifício ultrapassa o tamanho das palmeiras. Os surfistas, surpreendentemente, ainda não a descobriram, preferindo outras ilhas mais conhecidas, pelo menos para já. Também são muitos os numerosos pequenos ilhéus por explorar.
4. Whitehaven Beach na Austrália
É um local com um número de visitas limitado, o que garante a tranquilidade e o sossego. A região onde se encontra tem praias de águas límpidas e areal a perder de vista, rodeadas por bosques e florestas.
5. Praia do Oswald West State Park nos EUA
A mais conhecida ocupa uma extensão de vários quilómetros. Está rodeada por uma densa floresta e para lá se chegar é necessário percorrer 15 minutos a pé, o que acaba por ser um fator desmotivador para os que não são muito dados a caminhadas.
6. Barbuda nas Caraíbas
Menos conhecida que a vizinha Antígua, mas com mais praias de areia branca inexploradas, esta ilha caribenha é um autêntico paraíso na terra. A temperatura da água é convidativa e os habitantes locais são simpáticos e amistosos.
7. Columbier Beach em Saint Barthélemy
Esta pequena praia de St. Barths, nas Caraíbas, acessível apenas por barco, é ótima para nadar e fazer snorkeling. Devido aos acessos difíceis, tem habitualmente uma taxa de ocupação muito reduzida.
8. Playa Medina na Venezuela
A areia desta praia, localizada em Sucre, na Venezuela, é dourada e o sossego é de ouro. Rodeada por uma vegetação luxuriante, é digna de figurar na capa de um catálogo de viagens, o que na realidade sucede com alguma regularidade.
9. Pink Beach nas Antilhas
O seu nome deriva da barreira de corais, que lhe confere um tom rosado. Esta extensão de areal em Bonaire, nas Antilhas, tem quilómetros de praia a explorar. Em determinadas alturas do ano, contam-se pelos dedos das mãos o número de turistas presentes.
10. White Sand Beach na Indonésia
É uma das exceções de Bali, uma das mais populares ilhas da Indonésia, onde a areia escura da maioria das praias dá lugar a um areal branco de perder a vista. Apesar do número de turistas na região ter vindo a crescer, continuam a estar em minoria os que se deslocam até esta praia.
Comentários