O Museu do Oriente dedica o fim-de-semana de 17 e 18 de Abril à cultura japonesa com workshops variados, uma conferência sobre o mestre zen japonês Eihei Dogen e uma visita temática às exposições permanentes Presença Portuguesa na Ásia e Deuses da Ásia.

Integrado na Festa do Japão, que se celebra no Museu até 9 de Maio, este fim-de-semana especial arranca com o workshop “Haiku, um Caminho para a Natureza”, a 17 de Abril, às 10h00. A proposta é desvendar os mistérios do haiku, um dos mais notáveis géneros poéticos da literatura universal, originário do Japão. Esta actividade tem continuação a 24 de Abril.

A manhã de dia 17 continua com a celebração da Primavera no workshop de ikebana, que acontece às 11h00, na sala do Serviço Educativo. O Museu sugere que o participante aprenda a compor um arranjo floral através desta original arte japonesa que, além das flores, destaca o papel do vaso, dos caules, das folhas e dos ramos.

Na parte da tarde são revelados os segredos da mais conhecida arte hortícola japonesa no workshop de bonsai. Ainda durante a tarde, o revitalizante workshop de shiatsu revela as melhores técnicas deste tipo de massagem que recorre à pressão (atsu) dos dedos (shi). Este workshop repete a 1 de Maio.

O sábado termina com a conferência “O gesto delicado e o espírito tranquilo. Filosofia da acção do mestre zen, Eihei Dogen”, com o monge suíço Yves Shosshin Crettaz, que dá a conhecer a vida e obra de Eihei Dogen (1200-1253), o maior mestre zen do Japão.

Já no domingo, dia 18 de Abril, a tarde começa com a visita temática “O País do Sol Nascente nas Exposições” – para explorar o legado do Japão nas exposições permanentes Presença Portuguesa na Ásia e Deuses da Ásia. Até ao final do dia, há ainda tempo para o workshop “Cerimónia do Chá Japonês”, dedicado à exploração dos detalhes e dos rituais que envolvem a toma desta bebida milenar.

Veja ainda:

Museu do Oriente celebra o Japão

As cidades com mais estilo

Laço lanca curso de formação para cancro da mama

Correr por uma boa causa

Viagens obrigatórias

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.