Parte das receitas da venda do CD revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro
Adelaide Ferreira, Ana Moura, Claud, Dulce Pontes, Jacinta, Joana Pessoa, Katia Guerreiro, Lúcia Moniz, Mafalda Arnauth, Mafalda Veiga, Manuela Azevedo, Maria João, Nancy Vieira, Susana Félix, Rita Guerra, Teresa Salgueiro e Xana são as artistas que participam neste projecto.
Para além dos temas pessoais que cada cantora escolheu para integrar o CD, existe uma versão inédita da música Woman, de John Lennon, interpretado por 10 das artistas.
O CD estará à venda já a partir de amanhã, revertendo parte significativa das receitas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito das suas acções de prevenção e sensibilização para o cancro do colo do útero. Todos os dias uma mulher portuguesa é vítima desta doença, representando a segunda causa de morte por cancro na Europa, em mulheres entre os 15 e 44 anos.
Para Carlos Maia, Secretário-Geral da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “esta é mais uma importante iniciativa da campanha de educação e sensibilização para o cancro do colo do útero - Passa a Palavra, que irá contribuir decisivamente para uma maior consciencialização da população portuguesa e futuramente para uma diminuição da incidência e da mortalidade deste carcinoma em Portugal.
O apoio das cantoras e das respectivas editoras discográficas foi decisivo para que esta acção se pudesse concretizar e assim ajudarmos na luta contra este cancro que afecta muitas mulheres portuguesas”.
A edição e distribuição do CD “Mulher passa a palavra” está a cargo da iPlay, enquanto que a produção musical do tema Woman ficou a cargo do músico Roberto Leal.
A campanha de educação “Passa a Palavra”, que tem como base principal o site www.passaapalavra.com, arrancou em 2007, numa iniciativa conjunta da Liga Portuguesa Contra o Cancro, da Sociedade Portuguesa de Oncologia, da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia, da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral, da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Sociedade Portuguesa do Papilomavírus Humano.
Sobre o cancro do colo do útero:
O Cancro do colo do útero mata 1 mulher por dia em Portugal e todos os anos são diagnosticados cerca de 950 novos casos.
Felizmente esta doença pode ser prevenida e estes números podem mudar drasticamente se forem tomadas as medidas de prevenção adequadas.
A prevenção do cancro do colo do útero passa por duas medidas essenciais:
- Rastreio do cancro do colo do útero (teste de Papanicolaou), para todas as mulheres com mais de 25 anos;
- Vacinação como medida de prevenção primária para todas as mulheres até aos 26 anos de idade, independentemente de terem ou não iniciado a sua vida sexual.
Todas as mulheres sexualmente activas devem efectuar regularmente o seu exame ginecológico e rastreio de cancro do colo do útero (teste de Papanicolaou). O rastreio permite detectar precocemente lesões no colo do útero que podem evoluir para cancro caso não sejam tratadas.
A prevenção primária, através de vacinação, é outra forma de evitar a doença provocada por alguns tipos de Papilomavírus Humano responsáveis pelo cancro do colo do útero e outras doenças genitais como os condilomas genitais (verrugas genitais). Reconhecendo a importância deste tema (prevenção das doenças genitais associadas ao Papilomavírus Humano), o Governo decidiu incluir, a partir do próximo mês de Setembro, a vacina contra o cancro do colo do útero no Plano Nacional de Vacinação (PNV), beneficiando assim, a partir dessa data, todas as adolescentes com 13 anos e a partir de 2009, e durante três anos, também as jovens com 17 anos. A associação do rastreio e da vacinação deverão maximizar a eficácia no combate ao cancro do colo do útero.
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