Ao afirmar-se como uma das cidades mais cool da Europa, Lisboa atrai turistas pela sua história e pelo seu clima. O sol, o calor, os dias longos, noites amenas e a sua luz única preenchem os requisitos para um verão que não se quer apenas de praia e piscina. Se os turistas aproveitam a nossa capital ao máximo, por que não o fazemos também?

Esplanadas, bares, restaurantes, lojas, eventos... Sejam novidade ou não, da moda ou mais alternativos, Lisboa está repleta de locais onde pode satisfazer o desejo que o verão traz de espaços ao ar livre, passeios, gelados, finais de tarde numa esplanada ou noites de copos com os amigos. Deixamos-lhe algumas sugestões para que não deixe escapar o que Lisboa tem de melhor para lhe oferecer este verão.

1. Embaixada Príncipe Real (Praça do Príncipe Real nº26). A Embaixada é um projeto de lifestyle promovido pela EastBanc Portugal e localiza-se num dos edifícios mais icónicos do bairro do Príncipe Real - o restaurado Palácio Ribeiro da Cunha. O espaço resulta de um equilíbrio entre o tradicional e o contemporâneo, reunindo design, moda, gastronomia e cultura num conceito inovador. O Le Jardin (onde pode petiscar), a Shoes Closet, a Latitid, Urze, Paez, Pavão e Storytailors são algumas das lojas que constituem esta Conceptual Galeria Comercial.

Horário das lojas: 12:00-20:00. Horário do Le Jardin: 12:00-02:00 (Qui - Sáb) e 12:00-24:00 (Dom - Qua).

2.Time Out Mercado da Ribeira (Av. 24 de Julho). A Time Out ganhou a concessão para a exploração do mercado e, apenas um mês após a sua inauguração, já conseguiu torna-lo num local de culto para os lisboetas. O conceito tem como objetivo a fusão da atividade tradicional do mercado com atividades de lazer, comércio, cultura e gastronomia. Ocupando o piso térreo, congrega cerca 30 espaços que oferecem restaurantes, chefs e produtos nacionais e tem espaço para 750 lugares sentados (500 na área coberta e 250 na esplanada). Alguns dos espaços que se localizam no Mercado são O Prego da Peixaria, Honorato, Arcádia, Sea Me, Pizza a Pezzi, Vista Alegre, Asian Lab, Santini e Nós  é Mais Bolos. Oferece opções entre os 8€ e os 25€.

Horário: Seg - Qua: 10:00 - 0:00, Qui - Sáb: 10:00 - 2:00, Dom: 10:00 - 0:00

3. The Insólito (Rua de São Pedro de Alcântara nº83). Inaugurado no início do mês de junho pelos proprietários do hostel de luxo The Independent e restaurante The Decadent, o The Insólito localiza-se num maravilhoso terraço sobre o Miradouro de São Pedro de Alcântara. Um restaurante-bar que abre apenas para jantares e oferece uma ementa, um ambiente e uma decoração que combinam com o seu nome.

Horário: Ter - Sáb: 17:30-01:00

4. Mercado de Campo de Ourique (Rua Coelho da Rocha). Com o intuito de reavivar a tradição no Bairro de Campo de Ourique, juntaram-se às bancas de legumes, frutas e peixe, 20 tasquinhas de oferta variada: Atalho, para os amantes de carne; Tasca Japonesa, que oferece sushi tradicional ou de fusão e permite ainda ao cliente criar a sua própria versão; Casa dos Ovos Moles; Oficina do Brigadeiro; 2 à Esquina, com petiscos tipicamente portugueses; os gelados artesanais da Gelati di Chef; Joe's Shack e o seu menu americano;  a Charcutaria Lisboa; um Gin Corner, entre outros. É o local perfeito para um almoço de domingo tardio ou jantar fora de horas durante a semana.

Horário: Seg - Qua: 10:00 - 23:00; Qui - Sáb: 10:00 - 1:00; Dom: 10:00 - 23:00

5. Las Ficheras (Rua dos Remolares nº34, Cais do Sodré). Se gosta de arriscar e provar novos sabores, o Las Ficheras oferece-lhe uma experiência vibrante através cozinha e cultura mexicana. Pode usufruir de pratos com sabor caseiro executados a um nível gourmet, que incluem carnes tradicionais, aves e peixe, diversas frutas e vegetais, sem esquecer as famosas salsas frescas, arroz, feijão e tortilhas artesanais. Num ambiente descontraído e cheio de cor, poderá tomar um brunch mexicano ou uma margarita depois de um dia quente de praia, para além do almoço e jantar, uma vez que está aberto desde as 11:00.

Horário: Seg - Dom: 11:00 - 2:00

6. Park (Calçada do Combro nº58, Bairro Alto). O" primeiro jardim suspenso de Lisboa" é uma paragem obrigatória na capital, sendo um dos preferidos dos locais e turistas. Com uma vista fantástica sobre a cidade, o Tejo e as torres da Igreja de Santa Catarina, tem um ambiente chill e uma localização privilegiada para assistir ao pôr do sol enquanto toma um cocktail. Apresenta uma programação variada, desde atuações de DJ's a sessões de cinema ao ar livre, e serve uma grande variedade de hambúrgueres (de vaca barrosã a bacalhau ou atum do Algarve).

Horário: Ter - Sáb: 13:00 - 2:00; Dom: 13:00 - 20:00

7. Mercado de Fusão (Praça do Martim Moniz). Aberto todo o ano, o Mercado de Fusão é um projeto que tem como objetivo criar um espaço dinâmico no Martim Moniz, aproveitando a sua riqueza cultural. Ao mesmo tempo que revitaliza a praça e o bairro, cria um ponto e ponte de contato entre várias tradições, culturas e etnias, através da gastronomia, cinema, workshops, intervenções artísticas, música, feiras... Com 10 quiosques e uma mega esplanada com capacidade para 300 pessoas, poderá experimentar iguarias portuguesas e países como o Peru, Bélgica, Brasil, Japão, China, Itália, Índia. É um dos locais onde o Meo Out Jazz irá ter lugar durante este verão e onde, uma vez por semana, decorre “mercado de fusão”, que pretende reunir uma grande variedade de pequenos negócios, desde roupas a produtos de mercearia, oriundos de diferentes pontos da cidade.

Horário: aberto todos os dias - 11:00 - 22:00. Feira|Mercado Fusão - Sáb: 17:00 - 22:00

8. Darwin’s Cafe (Av. Brasília Ala B). Localizado na zona ribeirinha e integrado no Centro de Investigação Champalimaud, em parceria com a Lanidor, o Darwin's Cafe transporta-nos para um ambiente único onde convivem apontamentos de antiguidade, elementos da natureza e um design moderno. De janelas viradas para o Tejo e com uma esplanada de vista deslumbrante, é uma excelente opção para os dias quentes que se avizinham, seja para almoçar, jantar, ou petiscar algo durante a tarde.

Horário: Almoço: 12:30 – 15:30, Lanche: 16h30 – 18:30, Jantar: 19:30 – 23:00 (às segundas-feiras encerra às 16:00).

9. Restaurante Pharmacia (Rua Marechal Saldanha nº2). A Pharmacia pretende curar pelo estômago a febre da "monotonia à mesa" e propõe uma receita com os melhores efeitos secundários: petiscos 3 vezes ao dia, acompanhados por cocktails inspirados em bebidas portuguesas, e a esplanada com vista para o Miradouro de Santa Catarina é um verdadeiro suplemento de vitamina D nos dias solarengos de verão. Ao jantar, apresenta um "menu surpresa".

Horário: Ter - Dom: 13:00 - 1:00.

10. Funky LxFactory (Rua Rodrigues Faria, 103, Ed. H). Num dos espaços mais trendy e cool da cidade, o Funky é um híbrido de bar e night club e promete pô-la a dançar ao som de Funk, Soul, Jazz e Disco. As cadeiras leopardo, as poltronas coloridas e um balcão cheio de capas de discos denunciam a inspiração nos 50's e 60's. Com atuações ao vivo e noites temáticas, o Funky é o local onde ir se estiver com vontade de dançar.

11. Delidelux (Avenida Infante D. Henrique, Armazém B Loja 8, Santa Apolónia). Com uma esplanada sobre o rio Tejo, a Mercearia/Charcutaria/Cafetaria Delidelux é um must go em Lisboa. As saladas frescas e sanduíches de inspiração mediterrânica, tábuas de queijos e enchidos, bolos tradicionais portugueses combinados com propostas da doçaria internacional, tal como o cosmopolita brunch convidam a refeições leves, fora de horas, a um ritmo lento, descontraído e despreocupado - exatamente como se querem os dias de verão.

Horário de Verão: Seg - Sex: 12:00-22:00, Sáb, Dom, Fer.: 10:00 - 00:00

12. Sky Bar Tivoli (Avenida da Liberdade nº185). Um bar com esplanada no terraço do Hotel Tivoli Lisboa? O verdadeiro sonho de uma noite de verão. Localizado no centro de Lisboa, tem uma vista incrível sobre as colinas da cidade e a Serra da Arrábida e oferece um ambiente descontraído e confortável, animação diária, até finais de setembro. A ementa incluí petiscos como espetadas de camarão com molho agridoce ou duo de hambúrgueres em bolo do caco, saladas e "wraps", entre outros, e na carta de bebidas, que inclui cocktails como Real Don of Fashion, Sky Luxury Champagne ou Elixir of Life, surgem os "momentos de partilha": jarros de sangria, tradicional ou mais arrojada, para partilhar com quem mais gosta.

Horário: Seg - Dom: 17:00 - 1:00

13. BBeach Oeiras (Praia da Torre, Oeiras). Um espaço cool, ideal para terminar um dia de praia ou para uma beach party. Música, praia, sofás, cocktails good vibes... Verão.

Horário: Seg - Qui: 9:00 - 0:00; Sex - Sáb: 9:00 - 4:00

14. Terraço do Marquês (Avenida Sidónio Pais nº1). Em pleno coração de Lisboa, perto do Marquês de Pombal e do Parque Eduardo VII, o Terraço é um espaço cosmopolita, simultaneamente histórico e contemporâneo. Se é uma amante das "esplanadas urbanas", relaxe e desfrute da paisagem.

 Horário: Seg - Dom: 10:00 - 2:00

15. Chillbar - Lisboa Rota das Sedas (Rua da Escola Politécnica nº 231). O jardim do restaurante Lisboa Rota das Sedas foi transformado no ChillBar: um novo espaço mesmo a tempo do verão. As árvores, os sofás, poofs e camas, os candeeiros pendurados, todos os elementos contribuem para o ambiente chill que o nome anuncia. Da cerveja ou copo de vinho, a cocktails e gin's, o ChillBar oferece também petiscos e tapas de autor. Um espaço after work e lounge para um copo à noite que só melhora com o calor e o espírito do verão.

16. Maison Flair (Rua dos Sapadores nº6A). "All about fashion": a recente Maison Flair reúne funções de escritório de moda, produção de eventos, branding e comunicação, styling, make-up e consultoria de imagem, realização de workshops, estúdio fotográfico. Ao mesmo tempo, é uma loja de roupa de mulher, acessórios e produtos de beleza. As portuguesas Papua e a Voke, de fatos de banho e biquinis, e a Chewing Gum, que cria acessórios de design exclusivo, são algumas das marcas que poderá encontrar neste espaço inovador que promete dar muito que falar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.