Viajar com animais pode tornar-se um pouco complicado, pois a altura das férias ou simplesmente quando vai de viagem, isso exige um planeamento adequado ao seu amigo de 4 patas. Nada que não seja possível, mas que tem de ser preparado e pensado com antecedência. Felizmente para muitas pessoas o animal de estimação é um membro da família e nem se coloca a questão de ele ficar para trás. Se é este o seu caso e não sabe o que fazer ou como deve proceder, veja as nossas dicas e descubra como viajar com o seu animal de estimação sem problemas.

Marque uma consulta no veterinário - Antes de viajar com o seu animal, o primeiro passo é levá-lo ao veterinário para ter um acompanhamento médico adequado. O médico veterinário será a pessoa indicada para analisar se o seu animal de estimação está ou não em condições de viajar, vai verificar se eles tem as vacinas em dia, em especial a contra a raiva, que só é válida se for tomada 30 dias antes da viagem e tem uma validade 12 meses.

Meio de transporte adequado - Para que a viagem seja confortável para o seu animal de estimação, deve prepará-lo para o meio de transporte em que vai andar. Caso faça uma viagem de carro, leve o seu animal a conhecer e a passear no automóvel assim que possível, para que ele sinta confiança e uma maior tranquilidade quando viajar. Não esqueça que o animal deve ser transportado com cinto um cinto de segurança específico ou dentro de uma caixa de transporte ventilada. Além disso, os animais devem ser colocados de forma a não perturbarem o condutor do veículo.

Evite enjoos - É recomendável dar comida ao seu animal três horas antes do começo da viagem. Evite alimentá-lo durante a viagem, mas nunca esqueça de o hidratar dando-lhe água sempre que necessário. Caso o seu animal já tenha enjoado noutras viagens, procure tratamento médico com o veterinário. Para evitar situações desconfortáveis, deve parar a cada duas horas para garantir o conforto do seu animal.

Malas prontas - Se viajar com animais é necessário fazer uma mala de viagem para ele. Esta deve conter produtos e objetos imprescindíveis para os seus cuidados e necessidades. Dentro da bagagem, nunca se esqueça de colocar água, comida, brinquedos, ração e medicamentos e se viajar para locais frios pode sempre levar-lhe uma peça de roupa própria para que este esteja mais confortável.

Viagens internacionais - Caso faça uma viagem internacional, é necessário pedir ao veterinário um Certificado Sanitário, onde devem estar todos os dados importantes do seu animal desde a raça, o nome, a origem, assim como a vacinação. Isto serve para que não ocorram incidentes, que possam prejudicar tanto a si como ao seu animal.

Viagens de avião - Apesar de não existir problemas em que o seu animal de estimação voe em companhias aéreas, existem alguns riscos que deve ter em conta, por isso, não voe com o seu animal a menos que seja mesmo necessário, caso o faça, pergunte sobre todos os regulamentos. Se o seu animal for pequeno talvez possa levá-lo consigo a bordo, mas se ele for de grande porte, terá que viajar no porão com a bagagem e o melhor nesse caso é apanhar um voo direto, que não seja de longa duração. Avise a tripulação que está a viajar com o seu animal de estimação, para que estes estejam mais atentos e se for preciso mais tempo para aterrar, assim vão conseguir verificar a temperatura do porão.