A chegada dos dias mais longos e quentes é uma oportunidade para deixar a cidade e ir ao encontro da natureza, embora o possa fazer em qualquer altura do ano. Um pouco por todo o país e, por vezes, não muito distantes dos principais centros urbanos, existem propostas para desfrutar do ar livre e de uma vida saudável por alguns dias e, ao mesmo tempo, ter oportunidade de meter as mãos na terra ou tratar dos animais da quinta.

Não há nada mais revigorante, acredite! Da permacultura ao agroturismo, com alojamento ou apenas como atividade de fim de semana, deixamos-lhe algumas propostas para sentir a natureza e perceber porque é que o ecoturismo e o regresso às origens são tendências com futuro. Veja também a galeria de imagens de destinos verdejantes para umas férias relaxantes e revigorantes.

Permacultura

Trabalhar a terra em respeito pela biodiversidade e por uma agricultura sustentável, num espírito livre e comunitário, muito próximo das hortas de subsistência do país rural, são os princípios elementares da permacultura. De norte a sul, existe uma rede de quintas, que pode consultar em Permaculturaportugal.ning.com, que abrem as portas a quem queira participar para, como acreditam, «observar o ecossistema e fazer parte dele».

Geralmente, basta aparecer num dia aberto ao público, levar comida para partilhar e, se possível, utensílios de trabalho. Em muitos locais, era assim que, dantes, funcionava. A Terra Moja na zona de Amarante e a Quinta Cabeça do Mato em Tábua foram dois bons exemplos de um movimento que pretende contrariar o stresse e o materialismo da vida moderna.

De enxada na mão

Alguns destes espaços têm atividades para as crianças e, por vezes, oferecem a oportunidade de pernoitar, desde que leve equipamento de campismo ou não precise de comodidades. Além de cursos de permacultura e workshops de plantas medicinais para adultos, a Quinta do Vale da Lama em Odiáxere, perto de Lagos, no Algarve, apostam na sensibilização infantil ou juvenil com projetos e atividades educativas.

O projeto Novas Descobertas, da quinta algarvia, inclui campos de férias com formação, percursos pedestres e atividades ligadas ao meio ambiente, ao artesanato e às artes. Em Palmela, no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Biovilla convida-o a participar em cursos de marketing sustentável, bio construção e a contribuir para a produção de alimentos biológicos que são, depois, consumidos internamente.

Mais a sul, em Odemira, o centro de pesquisa de paz Tamera Village, em Monte Cerro, convida os visitantes a descobrir quatro princípios elementares. Água, energia, comida e comunidade. Um lugar alternativo onde pessoas de todo o mundo se encontram para conhecer e aplicar modelos sustentáveis de vida. «Este projeto foi fundado na Alemanha em 1978. Mudou-se para Portugal em 1995. Vivem e trabalham aqui 170 pessoas», pode ler-se no site.

Agroturismo no Alentejo

Pelas planícies de perder de vista e pelo contacto único com o mundo agrícola, o Alentejo, apreciado por muitos portugueses, é um lugar privilegiado para o ecoturismo, em especial toda a zona banhada pelo Alqueva. Dezenas de quintas e herdades convidam a seguir numa incursão pelo meio rural, mas nem todas dispõem de atividades onde famílias, casais ou grupos de amigos possam participar.

O Hotel Rural Horta da Moura, em Monsaraz, o primeiro da região do Baixo Alentejo a dedicar-se ao agroturismo, abre-lhe as portas com tarefas ligadas à agricultura orgânica praticada na quinta. No mesmo espaço, poderá andar de cavalo ou até observar aves que nidificam por estas paragens. Outros locais que vale a pena explorar são a Herdade das Alcarias, em Reguengos de Monsaraz, com atividades ligadas à pesca e caça.

Essa é também a proposta do Bética Hotel Rural, em Pias, um hotel rural dentro da localidade, o poiso perfeito para visitar lagares e provar produtos regionais. O melhor dos dois mundos, o rural e o turístico, poderá ainda encontrar na Quinta do Chocalhinho (na imagem inferior) em Odemira, uma herdade de agroturismo e silvicultura, para contactar com a terra, a cozinha local e os animais.

Hortas citadinas e quintas ecológicas para quem gosta de (muito) verde
Hortas citadinas e quintas ecológicas para quem gosta de (muito) verde

Veja na página seguinte: Os encantos do enoturismo e destinos a (re)descobrir lá fora

Enoturismo

Ainda no Alentejo pode visitar as propriedades vinícolas da região e acompanhar a produção do precioso néctar. A Casa de Santa Vitória, servida pela comodidade do Hotel Rural Vila Galé, é um desses lugares inteiramente dedicados ao culto do vinho. No norte, em especial na zona do Douro, as propostas são tão variadas. Dedicada à produção de vinho do Porto, a Quinta da Romaneira, em Cotas, região de Vila Real, é um dos lugares mais aprazíveis para estar em contacto com o universo vinícola.

A Quinta do Vallado, antiga propriedade de Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida por Ferreirinha, é local incontornável. Poderá desfrutar do prazer de Baco na Quinta do Portal, na Quinta do Seixo em Valença do Douro ou ainda na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (na imagem central) em Covas do Douro. Em qualquer dos casos, informe-se antecipadamente das atividades previstas para a época do ano em que pretende fazer a visita.

Hortas citadinas e quintas ecológicas para quem gosta de (muito) verde
Hortas citadinas e quintas ecológicas para quem gosta de (muito) verde

Lá fora

Links úteis se pretende mudar de ares:

- Na vizinha Espanha, conheça a oferta de ecoturismo em zonas protegidas em www.tourspain.es.

- Desfrute das delícias tradicionais nas provas de vinhos em França em www.francewinetouring.com. Nos arredores de Lille, não deixe também de visitar a La Ferme Beck, em Bailleul, uma propriedade familiar onde pode ver uma plantação de lúpulo, ingrediente utilizado na cerveja artesanal que os donos desta quinta também fabricam.

- Sinta a frescura das paisagens verdejantes da Irlanda em www.discoverireland.com e da Escócia em www.visitscotland.com.

- Em Itália, viva o ambiente bucólico e prove os sabores mediterrânicos nas quintas da Toscana. Encontra mais informações em www.discovertuscany.com.

- Aproveite a primavera para visitar os campos de tulipas na Holanda. Para descobrir os melhores locais para o fazer, vá a www.holland.com.

- Participe ainda nas atividades das quintas ecológicas na Eslovénia, um país que tem vindo a atrair um número crescente de turistas. Encontra informação actualizada em www.slovenia.info.

Texto: Fátima Lopes Cardoso e Luis Batista Gonçalves