Entre 24 de Abril e 22 de Maio será apresentada ao público uma retrospectiva de trabalhos de ilustração, desenhos e croquis, realizados por Luís Buchinho, desde 1986, data em que ingressa no Citex.

A ilustração é seguramente uma prática artística transdisciplinar surgindo não só de forma declarada em objectos de arte de naturezas diversas, mas também envolvida de forma subterrânea em diferentes estágios de processos criativos mais ou menos complexos.

Um dos objectivos decorrentes do projecto Dama Aflita é exactamente a revelação destes objectos que se encontram na penumbra dos bastidores, agora iluminados pelo foco da 'ilustração', e assim propor um outro olhar sobre estes mesmos objectos e simultaneamente sobre os percursos e estratégias criativas de onde emergem e dos quais participam activamente.

Daqui surge o convite a Luís Buchinho e a exposição de desenhos, croquis e ilustrações suas, associando-se a Dama Aflita às comemorações dos 20 anos de carreira de um criador fundamental no panorama da moda nacional.

As escolhas que conduzem esta exposição vão para além das leituras cronológicas evolutivas na carreira do autor. Teremos a oportunidade de descobrir as diferentes abordagens que revelam continuidades e rupturas ao mesmo tempo que se sublinham as mutações da representação da figura feminina e da construção de identidades ou de um estilo.

Nas paredes da Dama Aflita vamos poder encontrar trabalhos que se organizam segundo uma lógica tripartida entre o histórico, o processual e o dossier de candidatura de Luís Buchinho ao CITEX.

E o espaço da galeria vai vestir-se da intrincada trama de ligações que, a vários níveis, este conjunto de trabalhos nos poderá proporcionar.

Veja ainda:

Museu do Oriente celebra o Japão

As cidades com mais estilo

Laço lanca curso de formação para cancro da mama

Correr por uma boa causa

Viagens obrigatórias