Infelizmente, é preciso dinheiro para viajar. Felizmente, é preciso muito menos do que a maioria das pessoas imagina. De qualquer das formas poupar dinheiro é algo difícil de fazer, principalmente quando não existem hábitos de poupança. Mas difícil não significa impossível, por isso veja as nossas dicas e comece já a planear a sua próxima viagem.

Definir um plano de poupança

Antes de mais há que perceber que rendimento tem por mês e quais as despesas principais para avaliar onde pode poupar. Um bom exercício será apontar todas as despesas ao longo de três ou quatro meses, pois assim terá uma ideia mais fidedigna sobre os gastos que faz e onde faz os mesmos. Este truque vai ajudá-lo a poupar de forma mais eficiente.

Definir o destino e a data da viagem

Esta dica vem em segundo lugar porque por vezes é importante perceber quanto consegue poupar para perceber o tipo de viagem que poderá fazer ou a data em que poderá fazê-lo. Muitas pessoas têm o sonho de passar a passagem de ano fora do país mas normalmente essa época é sempre mais cara, independentemente do destino que escolher, por isso terá de perceber se o seu rendimento o deixa fazer essa viagem nessa época ou se terá de optar por uma época mais baixa.

Escolher a data da viagem com antecedência é também fundamental para ter um prazo de poupança para cumprir. Não se esqueça que quanto mais depressa deixar tudo definido, mais fácil será organizar-se.

Reduzir custos

Esta é a dica principal. Se quer poupar, tem de tentar reduzir em coisas supérfluas. Se costuma gastar muito dinheiro em saídas à noite ou jantares reduza nesses gastos. Vá menos vezes comprar roupa para si e comece a preparar sempre refeições em casa para levar para o trabalho. Ao implementar novos hábitos, irá sentir a médio prazo a carteira mais pesada, pois gasta menos e poupa mais.

Veja mais: Acessórios práticos para viagens

Crie uma conta de poupança para a viagem ou um mealheiro

A gestão do orçamento pessoal fica muito mais facilitada se tiver uma conta-poupança separada da sua conta corrente. O simples facto de ter uma conta dedicada a poupar para viajar vai fazer com que se sinta mais focado nesse objetivo. Vai estar mais atento ao que pode poupar, vai ganhando ânimo à medida que vê o saldo da conta aumentar, vai sentir que os sacrifícios compensam e com mais motivação, vai com certeza conseguir poupar cada vez mais. Pode definir também um valor por mês para colocar nesta conta e garantir desta forma que tem dinheiro suficiente para a viagem.

Novos rendimentos

Poupar é uma boa dica mas nem sempre é suficiente por isso pense de que forma pode trazer novos rendimentos: um part-time ou trabalhar como freelancer nos tempos livres, vender coisas que já não precisa, ou pegar num hobbie e transformá-lo num negócio, como por exemplo, se gostar de cozinhar arranje um pequeno negócio e comece a vender para fora.

Está atento às promoções

Seja nos bilhetes de avião, ou de hotéis, ou de comboio, todas as promoções ajudam a poupar algum dinheiro, por isso esteja sempre atento para não perder a oportunidade da sua vida.

Não se esqueça que o início é o período mais difícil, mas assim que começar a ver o retorno da sua poupança vai sendo cada vez mais fácil e mais prazeroso. Arramje companhia para a sua viagem e divida esta tarefa, pois dessa forma será mais fácil manter-se focado no seu objetivo e manter o seu plano de poupança e... boa viagem!

Leia ainda: Os 10 melhores blogs portugueses de viagens