Há várias formas de escolher os itinerários: sugestão de amigos, conselhos dos postos de turismo e o conhecimento de que a autarquia do local que se pretende visitar possui trilhos marcados.

Contudo, assim que entrar no meio verifica que quem participa nestas actividades acaba por trocar convites de passeios nos sítios onde vivem e conhecem bem.

Também pode inscrever-se num clube da especialidade ou participar em caminhadas organizadas por empresas de animação turística.

As caminhadas são praticadas ao ar livre, onde impera o contacto com a Natureza! Não requerem grande preparação e podem ser realizadas individualmente ou em grupo. Não se esqueça de usar roupa confortável, calçado apropriado (confortável, sem tacões e com solas aderentes), levar água e algo para comer.

Se o passeio for duro ou num sítio complicado, é melhor levar o apito de segurança e uma manta isotérmica. Depois, é só desfrutar da paisagem envolvente…

Recomendações

- Antes de iniciar um percurso saiba qual a sua extensão, tipo de terreno, desnível, sinalização existente e condições climatéricas.

- É conveniente ter alguns conhecimentos de orientação, entre os quais saber utilizar uma bússola e ler cartas topográficas.

- Comece a caminhada com um ritmo suave, até aquecer.

- Faça refeições ligeiras e não se esqueça de levar água.

- Evite fazer demasiadas paragens, pois quebram o ritmo de andamento.

Onde praticar
Existem em Portugal várias entidades que organizam caminhadas. Não existe um local específico para a prática desta modalidade, podendo ser exercida em todo o país.

Equipamento

- Boné

- Botas de montanha

- Bússola
- Mapas, carta, roteiros ou topoguias

- Meias grossas de algodão ou lã

- Mochila

- Roupa prática e confortável

Portal Aventuras

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.