As cores do casario tradicional e das mais de 350 igrejas deram-lhe o nome. Míconos, a ilha branca, como muitos lhe chamam, é um dos destinos da moda. Ano após ano, são muitas as celebridades que elegem esta ilha grega do Arquipélago das Cíclades, banhada pelo Mar Egeu, para uns dias de descanso e lazer, num cenário paradisíaco de águas claras e transparentes. Durante o ano, vivem lá menos de 7.000 habitantes.
Nos meses de maior calor, chegam a ser mais de um milhão, em busca de praia e diversão, duas das coisas que fizeram a reputação da ilha. Os areais da Paradise Beach e da Super Paradise Beach são dos mais procurados mas só ganham em confusão e animação, ao contrário da Elia Beach, uma das maiores e mais pitorescas, localizada no sopé de uma colina, praticamente deserta durante a manhã.
Lá no alto, é impossível não reparar no extenso complexo turístico que ocupa o topo da elevação virada para a sedutora baía. É lá que estão localizadas as principais unidades hoteleiras do grupo Myconian Collection. Além do luxuoso e sofisticado Myconian Utopia Relais & Châteaux, ergue-se o trendy Myconian Avaton e as requintadas Myconian Villas, vivendas para arrendar que só os milionários podem pagar.
Borboletas e corações num hotel de charme inesquecível
A oferta hoteleira mais sedutora de Elia Beach não se esgota, contudo, nesses três empreendimentos turísticos. Ligeiramente mais abaixo, mas a uma altura suficiente para deslumbrar qualquer um com uma fabulosa vista para um mar azul a perder de vista, há mais dois. O Myconian Royal e o Myconian Imperial, também designado como Resort & Thalasso Spa Center, o imponente resort onde ficámos.
Depois de uma impressionante subida, mal se entra no átrio do edifício, é impossível não ficar rendido à decoração. O branco, tal como no casario espalhado pela ilha, predomina, complementado por pormenores estéticos distintivos, como as paredes de borboletas coloridas nas áreas comuns, as almofadas com bigodes e corações nos sofás ou as balanças vintage e as máquinas de escrever antigas da receção.
A simpatia dos funcionários é, como não poderia deixar de ser num espaço requintado como este, efetiva e contagiante, à boa imagem dos ilhéus gregos. Depois de escoltados por um túnel que faz a ligação entre o edifício principal e a área de quartos e suites, chegamos à habitação. Moderna, funcional e confortável, tem uma pequena varanda com uma privilegiada vista para a baía e para a piscina do resort.
Veja na página seguinte: Diversão cosmopolita e luxúria indulgente para casais em destino de praia
Diversão cosmopolita e luxúria indulgente para casais em destino de praia
Membro da rede Leading Hotels of the World, o Myconian Imperial integra vários restaurantes, um spa e um deck de entretenimento com várias piscinas e vários bares. «É a escolha ideal para casais em lua de mel e para jovens adultos que procuram o luxo num ambiente natural a uma curta distância da excitante vida noturna da ilha, à qual podem aceder através do nosso transfer gratuito», pode ler-se no site.
Durante o dia, além de aproveitar as piscinas do hotel, pode descer até à praia da Baía de Elia e desfrutar da zona exclusiva do hotel no areal. Um verdadeiro luxo! «Proporcionamos uma mistura mágica de diversão cosmopolita, uma luxúria indulgente, uma finesse autêntica, uma liberdade sem amarras e uma hospitalidade acolhedora e familiar», asseguram os promotores do empreendimento.
Fundado em 1979 pelo casal Daktylides, George e Elefteria, o grupo é hoje gerido pelos quatro filhos, Panos, Marcos, Vangelis e Marios, que procuram imprimir a cada uma das unidades hoteleiras que gerem «a sua própria personalidade e um estilo original, abrangendo uma alargada série de tipologias de alojamentos, preços e opções de entretenimentos», afirmam. Veja também a galeria de imagens com as mais belas ilhas gregas.
A ilha para além da baía de Elia
Se optar por outras zonas de Míconos, como a Baía de Platis Gialos, outro dos locais de passagem obrigatória durante a visita à ilha, pode pernoitar no Myconian Ambassador Relais & Châteaux, próximo das praias de Psarou, Agia Anna e Paranga. Outra hipótese é ficar na capital, que os habitantes locais batizaram como Chora. É lá que se encontram muitas das principais atrações turísticas locais.
Além dos famosos moinhos de venho de Alefkandra, estrategicamente alinhados, a Little Venice, com as suas casas que parecem entrar mar adentro, é um dos sítios incontornáveis, assim como a Igreja Panayia Paraportiani. Totalmente caiada de branco, foi edificada no século XV. O pequeno, mas muito interessante, museu arqueológico local também não deve ficar de fora.
Deambular pelas ruelas típicas que circundam o porto antigo, repletas de lojas, restaurantes, bares e galerias, é, no entanto, uma das atividades que mais encanta os turistas. Aproveite para fazer uma pausa e saborear um delicioso café grego numa das muitas esplanadas e até, se a fome apertar, para experimentar uma salada grega ou uma moussaka, um prato de beringelas com carne de cordeiro com canela e vinho tinto.
Veja na página seguinte: A ilha museu a que os turistas não resistem
E Delos ali tão perto…
A capital de Míconos é a localidades mais animada da ilha. Aqui, o grupo Myconian Collection também dispõe de várias unidades hoteleiras, incluindo a primeira que abriram, como fazem questão de sublinhar. Para além do hotel de cinco estrelas Kyma Design Hotel Starwood, detém ainda o Myconian Naia e o Myconian Korali Relais & Châteaux, outra unidade hoteleira topo de gama, com uma fabulosa vista para a desabitada ilha de Delos.
Antigo santuário dedicado aos deuses Apolo e Artemis, gémeos, chegou a ser um dos mais importantes centros religiosos de toda a Grécia. Hoje, é uma ilha museu, memória de outros tempos, repleta de ruínas de templos, casas apalaças e construções religiosas. A pouco mais de meia hora do porto velho de Míconos, também merece uma visita atenta. As suas icónicas estátuas de leões antigas, apesar de cópias, são das mais fotografadas.
Texto: Luis Batista Gonçalves com Christos Drazos/Myconian Collection (fotografias)
Comentários