Foi em Beja, capital do Baixo Alentejo, que Mariana Alcoforado, uma freira portuguesa em clausura no convento da Conceição, se enamorou por um oficial francês, o marquês de Chamilly. As cartas apaixonadas que lhe escreveu acabariam por ser descobertas e o amor que a religiosa nutria pelo militar que combatia na guerra da restauração, no século XVII, causou escândalo. O romance proibido chegou aos nossos dias através das cinco missivas que a religiosa redigiu.

Esta história, apaixonada e apaixonante, aconteceu bem perto das vinhas e das paisagens bucólicas da Herdade do Rocim, uma propriedade vitivinícola localizada entre a Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo, de onde se avista, ao fundo, a torre do castelo de Beja. Inspirados por este clássico da literatura romântica universal, os enólogos Pedro Ribeiro e Catarina Vieira, decidiram eternizar a história numa gama de vinhos aos quais deram o nome da freira, Mariana.

Com uma cor ruby profunda, um aroma exuberante a frutos vermelhos, taninos redondos e bom volume de boca, o Mariana Tinto 2020, que estagiou seis meses em barricas de carvalho francês, foi produzido com quatro castas, Touriga Nacional, Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira. Antão Vaz, Arinto e Alvarinho foram as usadas na elaboração do Mariana Branco 2020, um vinho de cor verde citrina que, no nariz, apresenta notas de fruta fresca tropical e alguma mineralidade.

Além do bom volume de boca, apresenta elegância e frescura. Estagiou cinco meses em cuba de aço inox e dois meses em garrafa. Com uma tonalidade rosa pálida, o Mariana Rosé 2020 surpreende pelas notas de fruta vermelha fresca e pela mineralidade que também evidencia. Elaborado com as castas Touriga Nacional e Aragonez, é, à semelhança do tinto e do branco, um néctar com um bom volume de boca e com uma frescura pronunciada. Estagiou em garrafa durante dois meses.

Tínhamos 10 garrafas deste vinho para oferecer neste passatempo. Foram mais de 1.300 as participações recebidas. Os vencedores são:

Diogo Miguel Constantino (Vialonga)
Luana Cristina dos Santos (Rosário)
Frederico Manuel Daniel (Torre da Marinha)
Artur Manuel Ceia (Chainça)
Sandra Isabel Lourenço (Lisboa)
Rodrigo Manuel Batista (Casal do Rei)
Vanda Isabel Oliveira (Palmela)
Célia Sofia Delgado (Vila Franca de Xira)
Emília Olinda Baptista (Abrantes)
Liliana Sofia Nascimento (Moscavide)

Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro a seis semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou aquando da sua participação.

O SAPO Lifestyle assegura apenas a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados nem na entrega de prémios e nas demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor, contacte broader@sapo.pt. NUNCA UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.