À pergunta “Qual a função do apóstrofo?”, o aluno responde: “Os apóstrofos são os discípulos de Jesus e andavam sempre com ele”. A meio da aula há um aluno que levanta uma dúvida: “Professora, como é que Camões conseguia escrever tanto só com um olho?”

Honestidade acima de tudo! O que fazer quando um aluno escreve na pergunta de um teste: “Não estudei. Ou tive uma branca. Não me lembro da matéria. Pode dar nega?”

Estas frases estão entre os clássicos das salas de aula que a professora de português Lúcia Vaz Pedro, colecionou ao longo de 25 anos de ensino. Erros agora compilados no livro “Camões conseguiu escrever muito para quem só tinha um olho...” (edição Manuscrito)

Nas mais de 2oo páginas do seu novo livro, Lúcia Vaz Pedro, elenca alguns dos “deslizes” em sala de aula, testes e exames nacionais, com a devida correção e explicação.

Tal como Gil Vicente, o mestre que utilizava o cómico como forma de ensinar os outros, a autora, professora na Escola Inês de Castro, em Vila Nova de Gaia, acredita que é possível rir enquanto se ensina a falar e escrever em bom português.

Até ao presente Lúcia Vaz Pedro publicou mais de 30 livros (escolares, romances e infantis). Desde 2012, escreve crónicas para o Jornal de Notícias sobre língua portuguesa.

Em 2018, foi-lhe atribuída a medalha de mérito cultural pela Câmara Municipal de Gaia.

Para ganhar um dos três livros que estamos a oferecer terá de responder acertadamente às duas perguntas que deixamos.

O passatempo decorre até às 23h59 do dia 30 de setembro de 2019.

APENAS AS PARTICIPAÇÕES QUE INCLUAM OS DADOS SOLICITADOS SERÃO CONSIDERADAS.

Se tiver alguma dúvida poderá enviar um mail para sapolifestyle@telecom.pt. Não serão respondidas a dúvidas na caixa de comentários.

Cada participante pode concorrer uma única vez. As segundas participações recebidas não serão tidas em linha de conta.

Passatempo válido em Portugal continental e arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Os vencedores serão anunciados a 01 de setembro de 2019 a partir das 11h00.

Boa sorte!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.