As origens da Quinta da Pacheca remontam ao seculo XVIII. Hoje, é um dos mais antigos e prestigiados produtores de vinho da região vitivinícola demarcada do Douro, uma das mais afamadas do país. A propriedade tem cerca de 75 hectares e o seu portefólio de vinhos, bastante polivalente, vai desde os vinhos do Porto aos vinhos de mesa, passando por licorosos e até espumantes. Na vertente enoturística é um dos principais players nacionais, tendo o The Wine House Hotel vencido prémios nacionais e internacionais.

O Pacheca Reserva Tinto 2017, um dos vinhos produzidos pela empresa, é obtido a partir de uvas das castas Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional, que provêm de parcelas de vinha a 400 metros de altitude perto de Vila nova de Foz Côa. Apresenta um nariz onde a fruta sobressai, evidenciando notas de ameixa e de groselha, com um toque de café e de chocolate preto. A madeira está perfeitamente integrada. Na boca, é um vinho rico, poderoso, com taninos redondos e aveludados seguidos de grande frescura.

Apesar de ser um vinho pronto a beber, tem um grande potencial de envelhecimento, o que também acaba por o valorizar. Em termos gastronómicos, este apreciado nétcar harmoniza na perfeição com pratos complexos, incluindo carnes grelhadas e carnes assadas. Maria Serpa Pimentel, a enóloga da Quinta da Pacheca, assina este vinho com um teor alcoólico de 14, 5%. Antes de ser considerado apto para comercialização, o Pacheca Reserva Tinto 2017 estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho francês.

Tínhamos 10 garrafas de Pacheca Reserva Tinto 2017 da Quinta da Pacheca para oferecer neste passatempo. Foram mais de 1.500 as participações recebidas. Os vencedores são:

Cristiana Filipa Fulgêncio (Louriçal)
Sara Alexandra Duarte (Lisboa)
Maria José da Silva (Vale São Cosme)
Pedro Nuno Vigário (Leiria)
António Manuel Barros (Fazendas de Almeirim)
Ana Isabel Teixeira (Montijo)
Ana Sofia Mendes (Lisboa)
Joaquim Dias Fonseca (Faro)
Carla Sofia Azevedo (Matosinhos)
Nuno Miguel Borges (Alfeizerão)

Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro a seis semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou.

O SAPO Lifestyle assegura apenas a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados, na entrega de prémios nem nas demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor contacte modernlife@howmedia.pt. NUNCA UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.