Das encostas de Ventozelo, em pleno coração daquela que é uma das regiões vinhateiras portuguesas de maior prestígio internacional, para o mundo. O Quinta de Ventozelo Touriga Nacional 2017, um vinho tinto com o saber do enólogo José Manuel Sousa Soares, produzido com Touriga Nacional, uma das castas tintas mais importantes daquela propriedade duriense, é um um nectar aromaticamente intenso. Os aromas primários da casta, simultaneamente florais e frutados, revelam-se desde o início.

A Quinta de Ventozelo, mais conhecida como Ventozelo Hotel & Quinta por causa do seu projeto de enoturismo, é uma das mais antigas e maiores quintas da região. As suas referências documentais remontam ao século XIII. Com cerca de 400 hectares, metade dos quais de vinha, a propriedade situa-se na margem esquerda do rio Douro, em Ervedosa do Douro, no concelho de São João da Pesqueira. As condições do seu solo e da sua diversidade microclimática são excecionais para uma viticultura de excelência.

Esta quinta duriense desenvolve‐se num amplo anfiteatro, que se estende desde a cota do rio até aos 600 metros de altitude, entrecortado pela ribeira de Ervedosa. Em 2014, a propriedade foi comprada pela Gran Cruz, o maior exportador de vinho do Porto do mundo, criando um espaço privilegiado para os vinhos de Denominação de Origem Controlada (DOC) Douro. Neste momento, esta empresa apresenta-se como uma referência incontornável junto dos apreciadores atentos, em Portugal e no estrangeiro.

Num ano particularmente seco e quente como foi o de 2017, foram escolhidas as parcelas de Touriga Nacional das encostas mais altas, marcadas por uma exposição solar mais equilibrada, para a elaboração deste vinho. A escolha inicial dos cachos foi feita manualmente e posteriormente bago a bago por uma máquina de seleção ótica. Com boa concentração de cor, aromaticamente intenso, este vinho tinto apresenta-se, em prova, muito equilibrado, com taninos maduros e com um final longo e cheio de frescura.

Temos 10 garrafas de Quinta de Ventozelo Touriga Nacional 2017 para oferecer neste passatempo. Para se habilitar, apenas tem de ir ao site da quinta, descobrir o número de vinhos que integram o portefólio desta proporiedade e enviar, de seguida, a resposta, por e-mail, para passatempo.vinho@sapo.pt.

Pode enviar as suas participações, o número de vezes que quiser, até às 23h00 do dia 13 de janeiro de 2021. Não se esqueça de juntar o seu nome completo, morada, contacto telefónico e endereço de e-mail. APENAS AS RESPOSTAS QUE INCLUAM ESTES DADOS SERÃO CONSIDERADAS. As participações através da zona de comentários do site também não serão validadas.

A seleção de premiados será feita através do recurso a uma matriz previamente estabelecida exclusiva para este passatempo (as três primeiras pessoas a concorrer, a última pessoa a responder no dia X, a terceira pessoa a concorrer no dia Y, por exemplo, etc...).

A lista de vencedores será conhecida a partir dessa data na área de passatempos terminados do SAPO Lifestyle. Os dados pessoais fornecidos pelos participantes serão eliminados após o anúncio dos vencedores.

O SAPO Lifestyle assegura apenas a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados, na entrega de prémios nem nas demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor contacte modernlife@howmedia.pt. NÃO UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AO PASSATEMPO!

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.