Se pensa que os queijos são todos iguais, desengane-se. O Queijo São Jorge DOP é produzido em exclusivo nesta ilha açoriana desde que esta foi descoberta, no século XV. Além da perícia e dos saberes dos queijeiros jorgenses, este deve a sua especificidade às características dos pastos abundantes nas zonas de média e elevada altitude, onde existem as chamadas ervas de misturas, como os habitantes locais as apelidam.

Essa combinação natural de gramíneas e leguminosas, que se reflete nas propriedades organoléticas do leite, é o que torna tão único e tão apreciado pelos muitos que o provam. Entre as suas principais características, bem distintas dos restantes queijos da ilha, encontramos o aroma e sabor forte e ligeiramente picante, particularidades que se vão acentuando com o tempo de cura, que pode ir dos 3 aos 36 meses.

É desse processo que resulta a sua consistência firme, de pasta amarelada, dura ou semi-dura, no corolar de um processo de fabrico artesanal que tem passado de geração em geração, que inclui o uso de coalho animal, de leite de vaca inteiro cru, de fermento natural e a salga direta na massa. O Queijo São Jorge DOP, a escolha perfeita para a sua ementa de Páscoa, é vendido inteiro, em quartos, em fatias, em rolos e já ralado.

Ganhe cabazes de queijos

Tínhamos cinco cabazes de Queijo São Jorge DOP com três curas (3, 7 e 12 meses), no valor de 30 €, para oferecer. Os vencedores deste passatempo são:

Marta Filipa Ferreira (Adaúfe)
Daniel Fernando Lopes (Aguieira)
Mariana Ventura Faustino (Zambujal)
Ana Carina Oliveira (Reboleira)
Marco Paulo Luís (Torres Vedras)

Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro a seis semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou.

O SAPO Lifestyle assegura a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados, entrega de prémios e demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, contacte, por favor, modernlife@howmedia.pt. NÃO UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.