O acordo foi alcançado dias antes do início do julgamento na Califórnia, que ia determinar se esta canção passaria ou não a ser de domínio público.

Um juiz americano ditou em setembro que a companhia Warner/Chappell Music, filial da Warner Music, não tinha direito de cobrar pelo uso da canção, com fins lucrativos.

A mesma decisão se aplicava a outras empresas que cobravam pela canção que foi registada em 1935, rejeitando as demandas de direitos autorais da Warner.

Os termos do acordo não foram divulgados, mas a imprensa americana sugere que, com base na decisão de setembro, o uso da canção será gratuito.

O processo foi aberto por um grupo de cineastas, que argumentavam que a canção devia ser de domínio público.

A canção foi escrita em 1893 por Patty Smith Hill, uma professora de jardim de infância do Kentucky, e pela sua irmã Mildred J. Hill, que a batizaram de "Good Morning To All".

As irmãs publicaram-na num livro de canções infantis e abriram mão dos direitos de autor para a editora, Clayton F. Summy Co.

A letra de "Happy Birthday" foi posteriormente alterada.

A Warner empenhou-se em proteger os direitos da canção desde 1988, quando comprou a empresa Birch Tree Group, sucessora de Summy, segundo o jornal Los Angeles Times.

Acredita-se que a Warner recebia dois milhões de dólares por ano em direitos de autor.

O Los Angeles Times citou uma pessoa ligada ao caso que confirmou a validade do acordo e afirmou que não vão acontecer apelações.