Segundo nota da organização, esta proposta social tem como objetivo “sensibilizar para a importância da preservação dos espaços verdes, favorecendo a integração comunitária e o conhecimento da natureza em contexto urbano”.
A programação do festival tem prevista uma mostra de cinema ambiental, uma mostra de design sustentável, conversas, workshops (oficinas) para adultos e crianças, atividades surpresa e uma festa de encerramento.
OFICINAS E VISITAS PARA OS MAIS NOVOS
A programação inclui atividades lúdicas, pedagógicas e culturais para as crianças. A destacar: no sábado – às 10h, cinema (CineEco Seia) com curtas metragens, pelo CIM, Centro de Inovação da Mouraria edas 17.30h às 19.30h um Workshop de Madeiras, na Oficina do Jardim das Damas para crianças dos 6 aos13 anos.
No domingo - 10.30h-12h/15.30h-17h – há visitas guiadas (6-12 anos) na Estufa Fria de Lisboa e oficinas pedagógicas no Jardim do Palácio de Belém: “Bosque dos Passarinhos” (4-8 anos), a decorrer entre as 10h e as 11.30h, e “Belém: uma viagem no tempo”. (9-12 anos de idade), que acontece das 14.30h às 16h.
JARDINS ABERTOS
Alguns dos jardins que podem ser visitados durante todo o fim de semana são: a Estufa Fria de Lisboa e o Jardim Botânico da Ajuda, o Jardim das Marias, os Parques Hortícolas de Lisboa, o Palácio da Independência, o Parque Vinícola, a Quinta de São Sebastião, o jardim do Palácio Beau-Séjour, a Quinta das Pintoras, o jardim do Beco do Monte, a Casa de Nossa Senhora da Vitória, entre muitos outros.
Esta 2.ª edição do Festival foi desenvolvida em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, e contará com uma programação mais alargada e a possibilidade de uma maior lotação de participantes.
Na sua última edição o “Jardins Abertos” contou com mais de 3 mil inscrições nas primeiras 48 horas de divulgação, com apenas 80 vagas disponíveis. Nesta edição o método de entrada será diferente, de acordo com as atividades e com os três modelos de visita: Visita Livre, Visita Acompanhada e Visita Guiada.
Comentários