A FNAC assinala o Dia Mundial do Livro com diversas atividades e algumas surpresas que irão decorrer ao longo de todo o dia, por todo o país, num autêntico movimento nacional pela leitura. Desta forma, a FNAC pretende promover a cultura acessível a todos e reforçar a paixão pelos livros, sempre com a missão de incentivar os hábitos de leitura junto dos leitores de todas as idades. Neste contexto, preparou uma iniciativa inédita que vai oferecer, gratuitamente, mais de 2000 livros pelas ruas de Lisboa, surpreendendo quem por lá passa. 

Esta ação acontece entre as 8h e as 16h, período durante o qual 10 ciclistas, devidamente identificados, vão andar a circular pelas vias mais movimentadas da capital a surpreender os transeuntes com a oferta de livros de vários géneros literários, criando assim a oportunidade para que possam descobrir novos livros ou, até mesmo, o livro certo para cada um, seja um romance, banda desenhada ou até de culinária. 

Inicia-se no Terreiro do Paço, em Lisboa, e, ao longo de todo o dia, a FNAC irá dar pistas através das suas redes sociais - Twitter e Instagram – sobre a localização dos ciclistas. Assim, todos aqueles que os encontrarem podem pedir-lhes para parar e receber gratuitamente um livro.

Esta iniciativa sobre rodas marca ainda o lançamento do “Um livro com livros”, com a oferta de exemplares pelos ciclistas. Editado pela FNAC, este livro tem 100 sugestões de leituras propostas por personalidade de diferentes áreas como Nuno Markl, Fernando Ribeiro (Moonspell), Chef Kiko Martins, José Eduardo Agualusa, Joana Vasconcelos, Isabel Silva, Nuno Caravela, João Tordo, entre outros, que destacam e explicam as obras que mais marcaram as suas vidas. As suas opiniões pretendem ser fontes de inspiração para incentivar novos leitores a criar os seus hábitos ou a descobrir novos estilos de literatura.

No Dia Mundial do Livro, a FNAC vai ter também momentos dedicados aos mais novos. Neste dia, os Fóruns FNAC vão receber várias escolas primárias para assistir a uma “Hora do Conto” especial durante a qual as crianças poderão ouvir interpretações das mais famosas obras literárias nacionais e internacionais infantis, pelas vozes de personalidades convidadas. A Hora do Conto é uma iniciativa que se repete semanalmente em todas as lojas, de norte a sul do país, e é aberto ao público.

Também neste dia, a FNAC vai aderir à grande marcha “mani-FESTA-te pela Leitura”, organizada pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (Direção Geral da Educação), que será um momento de celebração do livro, dos autores e dos leitores. Com início marcado para as 14h30, na Praça Luís de Camões, serão feitas algumas paragens para leituras em voz alta, sendo a última realizada na FNAC Chiado. Todo o percurso será acompanhado por ciclistas da “FNAC Reads” a oferecer livros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.