Viana do Castelo

Viana de Castelo: O Posto Municipal de Turismo de Viana do Castelo disponibiliza um serviço de aluguer de bicicletas que podem ser utilizadas por todos os munícipes e aqueles que estejam de visita ao distrito. Estão à disposição diversos veículos, entre eles as bicicletas turísticas de Viana do Castelo batizadas de Bianinhas, que podem ser levantadas entre as 10:00 e as 19:00 e têm um custo de três euros/hora.

Braga

Vila de Nova Famalicão: Se quer trocar o carro pela bicicleta é possível recorrer ao BUÉ. Criado pela associação YUPI, este serviço tem quatro postos espalhados pelo município compostos por 25 veículos que podem ser usados por todos os residentes em Famalicão. A sua utilização está disponível para todos os portadores do cartão BUÉ em duas modalidades: anual (15 euros) ou semestral (10 euros).

Bragança

Bragança: Desde 2015 que foi implementado na cidade o projeto Xispas que põe à disposição de todos os cidadãos 20 bicicletas elétricas. Para começar a usar este meio de transporte basta fazer o seu cartão na Câmara Municipal de Bragança ou no Posto de Turismo e depois é só dirigir-se a um dos três aparcamentos disponíveis na cidade (Estação Rodoviária, Praça da Sé e Instituto Politécnico de Bragança).

Porto

Santo Tirso: Desde 2015 que o serviço Toupeira disponibiliza 12 bicicletas citadinas que é possível encontrar em diversos aparcamentos. Todos aqueles que pretenderem andar a pedalar livremente pela União de Freguesias de Santo Tirso têm de adquirir o Cartão Toupeira que está disponível para residentes (5 euros/vitalício), visitantes (2,5 euros/7 dias) e turistas (Grátis/7 dias).

Vila do Conde: Chama-se biConde e disponibiliza 60 bicicletas que podem ser usadas por todos os munícipes durante um período máximo de duas horas (2 euros/hora). Para isso é necessário ser portador de um cartão que lhe dá acesso a este serviço. A Praça da República, o Mercado Caxinas e a Praça de São João são alguns dos 12 locais onde poderá encontrar aparcamentos de bicicletas.

Aveiro

Anadia: Não tem de pagar para usufruir do b-AND, um serviço de partilha e uso de bicicletas que lhe permite circular livremente pelo concelho. Estes podem ser levantados mediante a apresentação de um documento de identificação em qualquer um dos 10 aparcamentos existentes, como é o caso do Velódromo de Sangalhos, Praça da Juventude, Piscinas Municipais, Rota da Bairrada e Curia Tecnoparque.

Murtosa: Durante o mês de agosto, o Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas disponibiliza um conjunto de bicicletas a todos aqueles que pretendam explorar o território a pedalar. Este serviço, totalmente gratuito, funciona durante os dias semana no seguinte horário: 10:00-12:30 e 14:00-18:00.

Ovar: O projeto BIA colocou à disposição de todos os munícipes e visitantes 130 bicicletas, da marca Órbita, distribuídas por 12 parques. A utilização é gratuita mediante registo, sendo que estes não podem circular fora do concelho de Ovar. As bicicletas podem ser requisitadas todos os dias entre as 09:00 e as 17:00.

Leiria

Ansião: Chama-se e-ginga e destaca-se por ser um serviço de aluguer de bicicletas de uso partilhado colocado à disposição de todos os cidadãos pela Câmara Municipal. Após a emissão do cartão do munícipe, basta dirigir-se a um dos três Ginga Parks existentes e começar a pedalar. Todos as bicicletas têm um período máximo de utilização de seis horas e não podem circular fora da Vila de Ansião.

Grande Lisboa

Lisboa: Chama-se Gira e é o novo serviço de bicicletas partilhadas da cidade que funciona através de uma aplicação. Após descarregar a app, basta procurar a doca mais próxima e escolher o modelo que mais lhe convém (clássico ou elétrico). A GIRA, que neste momento conta com 48 estações e 456 bicicletas, tem três modalidades disponíveis: passe anual (25 euros), mensal (15 euros) e diário (2 euros).

Cascais: O Largo da Estação, a Cidadela e a Casa da Guia são os três quiosques BICAS onde todos os munícipes podem fazer o levantamento da sua bicicleta. Para tal é necessário apresentar de um documento de identificação e pagar o montante respetivo ao tempo de utilização: 30 minutos (1 euro), 1 hora (1,99 euros) e 1 dia (3,90). Os veículos devem ser entregues no mesmo dia até às 19:00.

Arruda dos Vinhos: Desde 2015 que o município de Arruda dos Vinhos criou uma rede de bicicletas de uso público batizada de Arruvinhas. Os interessados têm de proceder ao pagamento de uma caução (10 euros) que será devolvida após a utilização. As bicicletas podem ser adquiridas junto do Serviço Educativo e Cultural - Centro Cultural do Morgado e o tempo máximo de utilização não pode exceder a seis horas diárias.

Torres Vedras: Chama-se Agostinhas e é um serviço de bicicletas colocado à disposição de todos os munícipes. Neste momento existem 14 estações espalhadas pela cidade, sendo que aquelas que estão em locais estratégicos dispõem de 20 veículos: quatro elétricos e 11 tradicionais. Todos os utentes devem requerer o cartão Bicicard que tem um custo de 10 euros anuais para todos os residentes.

Beja

Serpa: Há vários anos que a cidade disponibiliza um sistema de aluguer de bicicletas batizado de Pedaleiras. Os eventuais interessados em utilizar este serviço devem efetuar o pedido e respetivo carregamento do Cartão Municipal Terra Forte (1 euro) e ir buscar a sua pedaleira ao Parque de Campismo ou à Praça da República no respetivo horário: 08:00 – 21:00 (verão) e 08:00 – 18:00 (inverno).

Faro

Vilamoura: O sistema de uso partilhado de bicicletas Public Bikes põe ao dispor de todos os residentes da região 260 bicicletas que estão espalhadas ao longo de 43 estações. Para começar a fazer uso deste serviço basta fazer o seu cartão pessoal e escolher uma das modalidades de carregamento disponíveis: mensal (20 euros), trimestral (25 euros) ou anual (35 euros).