Para homenagear e manter vivo aquele que é um dos patrimónios culturais da Madeira - o seu bordado tradicional -, o Barceló Funchal Oldtown e a marca portuguesa BÉHEN uniram-se para criar uma peça que fosse capaz de juntar tradição, moda e sustentabilidade.

E assim nasceu uma coleção cápsula de shopping bags desenhados pela designer por Joana Duarte que, numa ótica de sustentabilidade e upcycling, utilizou têxteis de cama antigos, como é o caso das colchas, para a produção handmade destes acessórios de moda.

“O meu objetivo é promover e preservar o património e o saber-fazer dos bordados portugueses, e esta colaboração com o Barceló Funchal Oldtown permitiu-me criar uma coleção exclusiva e única de malas com materiais que já existiam e que precisavam de uma segunda vida. Criei designs únicos reutilizando, neste caso, colchas antigas. Enquanto designer, quero fazer moda de forma sustentável e ética, e graças a esta parceria posso continuar a trabalhar dessa maneira”, refere a designer e fundadora da BÉHEN em comunicado sobre esta coleção lançada este mês.

Este é um projeto particularmente especial para o Barceló Funchal Oldtown que, em tempos, integrou num dos seus edifícios a antiga sede da fábrica Oliveira Bordados Madeirenses, uma arte que tentou manter viva ao incorporar elementos bordados em diversos recantos do hotel. E esta parceria é o último exemplo disso assumindo-se como um souvenir sustentável e original mas fabricado de forma artesanal e com respeito pela arte de bordar madeirense.

A coleção cápsula das shopping bags Barceló Funchal Oldtown x BÉHEN (PVP:60€) está disponível na loja pop up do hotel.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.