O que é?

O Beijmat Studio é um showroom e atelier. Neste espaço podemos encontrar a essência criativa de Myriam Bennouna, comissionar projetos de arquitetura e design de interiores e ainda fazer compras.

Como nasceu este projeto?

A ideia nasceu há três anos durante umas férias em Lisboa e que acabou por ganhar forma graças à pandemia. “Passei um mês e gostei, passei mais outro e continuava a gostar. Depois a pandemia chegou, e Marrocos fechou as fronteiras,” conta a arquiteta marroquina em comunicado. “Toda a gente começou a trabalhar em casa e eu pensei: ‘Estar a trabalhar de casa aqui em Lisboa ou em Marrocos é a mesma coisa’.” No espaço de dois anos inaugurou aquela que é a sua casa criativa na capital.

Quem é a fundadora?

Beijmat Studio: um local onde artesanato e as linhas contemporâneas do design se cruzam
A arquiteta Myriam Bennouna no Beiimat Studio créditos: © FRANCISCO NOGUEIRA

Estou arquitetura na Ecole Special D’Architecture em Raspail, em Paris, e durante a sua carreira como arquiteta trabalhou em diversos países, como França e Brasil. Aos 28 anos regressou a Marrocos, onde fundou um atelier de arquitetura em nome próprio, o Myriam Bennouna Architect.

O que podemos encontrar?

Uma curadoria de peças de artesanato marroquinas, como tapetes e azulejos Zillege, assim como cadeiras, sofás e mesas de apoio de marcas de design internacionais. Uma vez que Myriam gostava de explorar mais a vertente de galeria, aqui também será possível encontrar algumas obras de arte.

Quais as suas marcas?

Beijmat Studio
© FRANCISCO NOGUEIRA

Secolo (Itália), NORR11 (Dinamarca) e Karimoku (Japão). Os azulejos Zillege são autoria de Salima Filali e os tapetes provenientes de artesãos marroquinos que constroem estas peças através de técnicas tradicionais de tecelagem.

Onde fica?

No número 398 da Rua de São Bento, em Lisboa.

Quando foi inaugurado?

O Beijmat Studio abriu as portas no início de novembro de 2022, mas a inauguração oficial deu-se em fevereiro de 2023.