Jogos de cartas

As cartas são sempre uma ótima opção na hora de juntar a família. Com um baralho, é possível criar diferentes jogos, adaptando o grau dificuldade à idade de cada membro. O “Peixinho”, centrado em obter conjuntos de quatro cartas iguais, faz as delícias dos mais novos. Construir um castelo ou fazer jogos de memória são maneiras diferentes de dar uso a um baralho. Para os que têm em casa, jogar UNO também garante muitas gargalhadas!

uno

Jogos com folhas

Com uma folha de papel, as possibilidades são infinitas. Desde concursos de origamis a uma sessão do jogo do STOP, o que não faltam são formas de transformar o papel em horas de diversão. O jogo da forca ou do galo aludem à infância dos mais velhos e divertem bastante os mais novos. Numa vertente mais artística, porque não uma competição de pintar desenhos?

origamis

Jogos em movimento

Para dar algum uso às pernas, os jogos mais movimentados são sempre uma boa escolha. Se tiver espaço dentro de casa, uma partida de apanhada, escondidas ou jogo das estátuas traz a alegria ao de cima. Em lugares mais pequenos, a cabra-cega e a mímica conseguem estimular o desenvolvimento das crianças e entreter, em simultâneo.

escondidas

Jogos com imaginação

Muitas vezes, para passar um bom bocado, apenas é necessário puxar pela imaginação. Adivinhas cómicas ou repetir trava-línguas dão, sem dúvida, a volta à cabeça! O telefone estragado confirma o famoso ditado português “quem conta um conto acrescenta um ponto”. Ainda em matéria narrativa, pôr toda a família a sugerir frases para dar continuação a uma história proporciona momentos bastante engraçados.

imaginação

Jogos de tabuleiro

Toca a limpar o pó aos jogos de tabuleiro que tem aí por casa. Embora marquem presença na maioria dos lares, a azáfama quotidiana faz com que estes fiquem esquecidos a um canto. Prepara-se para uma sessão de monopólio, xadrez, Trivial Pursuit ou Party Company. A sair um pouco do tabuleiro, tentar bater recordes na montagem de puzzles entusiasma famílias inteiras.

tabuleiro

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.