Trata-se do primeiro encontro de Instagrammers, o “INSTAMEET”, que o município transmontano divulgou hoje como “uma ação de promoção e divulgação do território, que vai dar a conhecer Alfândega da Fé através do olhar criativo destes apaixonados pela fotografia mobile”.

Entre sexta-feira e domingo, o evento vai reunir utilizadores do Instagram, naquele que será o primeiro encontro realizado no mundo rural de adeptos desta rede social, segundo informou a autarquia liderada por Berta Nunes.

Este encontro vai documentar em imagens a relação entre o território, concretamente paisagens, pessoas e produtos locais, e a arte pública contemporânea.

Os Instagrammers serão guiados através de diferentes cenários naturais e conhecerão diversas artes e ofícios, dedicando um dia inteiro aos usos e costumes das aldeias deste concelho do Nordeste Transmontano.

Os participantes neste “INSTAMEET” “têm milhares de seguidores e as suas publicações são, muitas das vezes, motivo de inspiração na altura de escolher um destino de viagem”, indicou a autarquia.

Esta rede social de partilha de fotos é conhecida pelo uso obrigatório das chamadas “hastag”, palavras ou frases identificativas que permitem encontrar fotos sobre o mesmo tema, mesmo que partilhadas por pessoas diferentes.

A utilização obrigatória da hastag #alfandegadafe garante que as imagens deste fim de semana vão ficar acessíveis a todos, o que para o município será “uma forma de comunicar e divulgar o território através de uma rede que soma já mais de 600 milhões de utilizadores”.

Com a realização desta iniciativa, Alfândega da Fé “pretende também desconstruir imagens pré-concebidas sobre os territórios de baixa densidade, fazendo destas novas formas de comunicação instrumento privilegiado no processo de preservação e valorização dos traços identificativos do território”.

Na manhã de domingo, o encontro é aberto a todos os interessados em participar nesta organização da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e Igersporto, em parceria com a Fundação EDP e Casa de Campo das Felgueiras.

O INSTAMEET de Alfândega da Fé surge associado a um outro projeto e com o objetivo da sua divulgação.

Trata-se da primeira Aldeia da Biosfera, um projeto turístico que nasceu na despovoada Felgueiras com apenas sete habitantes, e que alia o conceito de biodiversidade ao turismo de saúde e cultural.