Inspire-se nas cinco tendências de decoração para 2024, identificadas pela Thermor, especialista em soluções para o conforto em casa.

1. Designs sustentáveis e inteligentes

Optar por materiais amigos do ambiente e tecnologia inteligente é uma tendência que se alinha bem com a vida moderna. Pavimento de bambu, mobiliário reciclado e a iluminação energeticamente eficiente para melhorar o seu espaço, sem descurar o ambiente.

Dica: opte por equipamentos inteligentes que possam ser geridos através de uma app – iluminação, sistemas de climatização, de segurança, entre outros exemplos. Não só conseguirá monitorizar e controlar, por exemplo, a temperatura da sua casa à distância, como conseguirá assegurar ganhos energéticos importantes – para além do conforto e comodidade, claro está.

2. Design biofílico

Trazer o ar livre para dentro de casa é uma tendência que vai ganhar ainda mais força, de acordo com a O design biofílico envolve a integração de elementos naturais, como plantas, luz natural e materiais orgânicos na sua casa. Esta tendência não só melhora a estética, como também promove uma maior sensação de bem-estar.

Dica: Invista em plantas para o interior e coloque-as estrategicamente pela casa. A “natureza” em casa torna o ambiente mais refrescante, calmo, e confortável.

3. O poder dos tons pastel: Segundo a Thermor, as cores pastel vão ocupar o palco principal em 2024. Tons suaves, como o verde menta, o rosa blush e o azul celeste, criam um ambiente calmo e sereno, tornando a sua casa num santuário da azáfama da vida quotidiana.

Dica: Escolha tons mais claros para as cortinas e estofos. Isto não só reflete a luz solar, reduzindo a necessidade de iluminação artificial excessiva, como também contribui para uma estética visual mais fresca.

4. Jogo de texturas

Incorporar várias texturas na decoração é uma tendência que continua a evoluir. Pense em misturar materiais como veludo, rotim e metal para acrescentar profundidade e interesse ao seu espaço. Os tecidos texturados não só são imediatamente mais atrativos, como também proporcionam uma experiência tátil que é muitas vezes descurada.

Dica: Invista em tecidos respiráveis para o seu mobiliário. Isto permite uma melhor circulação do ar, evitando a acumulação de calor, o que complementa e otimiza o efeito de arrefecimento do seu ar condicionado.

5. Flexibilidade e multifuncionalidade

O espaço é sempre uma limitação, e como tal, o mobiliário multifuncional e as soluções de design flexíveis estão a ganhar popularidade. Opte por peças que servem dois propósitos, como um sofá que pode ser transformado numa cama, ou uma mesa de café com arrumação incorporada.

Dica: Disponha a sua mobília de forma a promover um fluxo de ar ótimo. Certifique-se de que as aberturas de ventilação não estão obstruídas, permitindo um ambiente energeticamente mais eficiente.

Conforme a marca, especialista em termoacumuladores, a grande tendência para 2024 não assenta apenas na criação de espaços visualmente apelativos, mas também práticos e confortáveis. O design, o conforto e a eficiência energética estão mais ligados que nunca.