Entrámos em contagem decrescente para o início de um novo ano. Está na altura de pensar na cor da roupa que vamos querer usar, no champanhe e claro em comprar as passas, para podermos pedir um desejo por cada mês do ano.

“Novo ano, vida nova” é uma expressão que sempre nos acompanha, pois é nesta altura do ano que refletimos e definimos novas metas e objetivos para os 365 dias que se aproximam. Para muitos, esta época é caracterizada pelo desejo de mudança, seja inscrever-se no ginásio, definir novos objetivos profissionais, entre tantos outros. Na realidade o que muitos de nós esperamos é poder entrar com o pé direito neste novo ano e renovar as energias.

No entanto, segundo um estudo do Statistic Brain Research Institute, 50% das pessoas que criam objetivos e metas, acabam por desistir ou alterar os mesmo ainda em janeiro; já 27% desistem dos seus objetivos ainda antes da passagem do ano. Assim percebemos que para podermos mudar não precisamos só de iniciativa - é necessário ter força, coragem e principalmente resiliência.

Renovar as energias da casa pode ser uma excelente meta para 2023! Aproveite esta altura do ano para planear a renovação da sua casa, criando novos espaços onde o conforto e o bem-estar são as palavras de ordem. Inclua novos hábitos como a organização e aproveite para melhorar os ambientes, dando um novo toque à sua decoração. As tendências, quer seja na moda ou na decoração, e apesar de estarem em constante inovação, vão na realidade refletir sempre a sua personalidade.

O minimalismo que se caracterizava por designs estéreis e frios e que se apoderou da decoração de interiores durante a primeira década deste século já lá vai. A tendência é agora dar um toque de personalidade e cor aos ambientes, tornando-os mais acolhedores.

Receba o novo ano em sua casa de portas abertas
créditos: hôma

Fique a conhecer algumas das tendências de 2023 e aproveite para renovar a sua casa. Siga as nossas propostas e inspire-se com as várias ideias da hôma Happy Home Living.

CORES DE UM NOVO ANO

A decoração inspira-se no dia-a-dia das pessoas. Como tal, as tendências são um reflexo disso mesmo. Num período pós-pandemia os tons neutros começaram a partilhar o palco com cores mais vibrantes, expressivas e saturadas. Com a popularidade do estilo escandinavo os ambientes foram pintados numa paleta de cores claras e sóbrias. No entanto, cada vez mais, as cores arrojadas são uma tendência na decoração.

Todos os anos a Pantone define quais as cores tendência para esse ano e para 2023, a “Viva Magenta” foi a cor escolhida. Esta cor é corajosa e destemida, cheia de força e energia.

Perfeita para criar espaços alegres e otimistas que impulsionam a celebração, esta cor pode ser incluída no design da sua casa, tanto em paredes e mobiliário como em peças ou almofadas decorativas.

Receba o novo ano em sua casa de portas abertas
créditos: hôma
Receba o novo ano em sua casa de portas abertas
créditos: hôma

Mas esta cor não vem sozinha e deve ser acompanhada por outros tons. Uma forte tendência na decoração é a aproximação à natureza e é isso mesmo que os tons de verde, nomeadamente, o verde sálvia traz para os ambientes da sua casa. Esta cor, que transmite paz e tranquilidade, pode ser introduzida em especial nas salas de estar e nas cozinhas, onde aliás o verde tem sido uma tendência.

Receba o novo ano em sua casa de portas abertas
créditos: hôma

Podemos ver ainda outras cores fortes tanto em paredes, em mobiliário ou até mesmo em peças decorativas de forma a criar um contraste sobre as paletas mais discretas. Um exemplo dessas cores é o azul, que pode ser utilizada em detalhes como cadeirões, banquetas ou até objetos decorativos.

DIGA ADEUS ÀS LINHAS RETAS

Peças decorativas e de mobiliário com formas redondas são inspiradas na decoração dos anos 60 e 70, este tipo de design aposta em objetos decorativos e outras peças com formas dinâmicas e arredondadas. Em 2022 este estilo foi uma grande aposta e sem dúvida esta tendência irá permanecer em 2023.

Receba o novo ano em sua casa de portas abertas
créditos: hôma

Este é o estilo ideal para si, se o que pretende é dar um toque de originalidade à sua decoração, mostrando a sua personalidade. Na sala aposte em mobiliário como sofás, chaise-longue ou poltronas com formatos fora do comum, que para além do conforto representam também a sua personalidade e irá trazer um pouco mais de alegria enquanto recarrega as suas energias. Pode ainda até mesmo arriscar numa mesa de jantar sem ser a tradicional retangular.

Receba o novo ano em sua casa de portas abertas
créditos: hôma

Para tornar a sua decoração mais dinâmica e suave aposte nestas formas curvas e redondas. Inspire-se nas nossas sugestões disponíveis em hôma Happy Home Living.

CONFORTO ACIMA DE TUDO

Na verdade, a maior tendência na decoração para 2023 é o conforto. A ideia é transformar a sua casa numa espécie de refúgio, um local onde pode descansar e recarregar as energias. Desde a pandemia que muitas pessoas priorizam na sua casa o conforto e a funcionalidade, isto em parte porque hoje mais do que nunca, principalmente com o trabalho remoto, passamos muito mais tempo em casa.

Receba o novo ano em sua casa de portas abertas
créditos: hôma

A dificuldade está em conseguir um ambiente confortável, no entanto, na realidade basta apostar em pequenos detalhes como a utilização de móveis funcionais e muitos têxteis agradáveis ao toque, como é o caso das mantas e almofadas decorativas. Dê ainda preferência pela luz natural e para as plantas que são uma ótima forma de trazer a tranquilidade da natureza para dentro de casa.

Para além das plantas, uma ótima aposta é utilizar materiais naturais e orgânicos que este ano ficaram tão conhecidos, como é o caso do rattan ou do vime. Este tipo de materiais, além de estar em perfeita harmonia com a decoração, também proporcionam um ambiente descontraído.

Receba o novo ano em sua casa de portas abertas
créditos: hôma
Receba o novo ano em sua casa de portas abertas
créditos: hôma

Aposte nestes materiais para a sua decoração, pode utilizar em tapetes, objetos decorativos, entre outros. Na hôma Happy Home Living existem várias opções, apenas tem de dar asas à sua imaginação e conectar-se com a natureza.

ARTE MINIMALISTA

Tornar arte parte da decoração pode transformar totalmente um ambiente. O estilo de design escandinavo incentiva a uma decoração útil, esteticamente apelativa e bem planeada e este conceito reflete-se também nas peças de arte, sejam elas esculturas ou quadros.

Outra forma de arte é a utilização de macramé, esta técnica de artesanato que consiste em entrançar fios e pode ser utilizada para dar um toque único às suas paredes, tapetes, vasos entre outros objetos.

Receba o novo ano em sua casa de portas abertas
créditos: hôma

O que achou das tendências para o próximo ano? Acompanhe estas e outras propostas  de decoração da hôma Happy Home Living e receba o Ano Novo de portas abertas.

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.