A primavera é a época certa para começar a plantar os seus bolbos de verão, que podem ser dálias, gladíolos, begónias ou até de lírios. São muitas as variedades botânicas que pode considerar. "Os bolbos são maravilhosos e é um verdadeiro milagre que uma cebola seja colocada na terra e que germine e dê flor", afirma Teresa Chambel, arquiteta paisagista, blogger, autora de livros de jardinagem e diretora da revista Jardins, que explica de seguida como deve proceder para o conseguir.

"Estes bolbos vão germinar na primavera e florir durante o verão e até ao outono", sublinha. "Nessa altura, pode retirar esses da terra e plantar os de inverno, nomeadamente frésias, narcisos e jacintos, só para referir alguns", acrescenta ainda a especialista. "Deve escolher bolbos que estejam rijos e intactos e plantá-los a uma profundidade mais ou menos igual ao dobro do seu diâmetro", aconselha a autora do livro de jardinagem "Um jardim para cuidar".

Para comseguir um efeito de maciço, deve plantar os bolbos juntos. "Mas sem se tocarem", avisa Teresa Chambel. "Devem estar afastados entre 5 a 15 centímetros uns dos outros", sublinha a arquiteta paisagista. "Para garantir que ficam todos à mesma altura, pode utilizar um plantador de bolbos", sugere. "Deve ser utilizado um substrato universal. Estes bolbos não gostam de solos argilosos e precisam de horas de sol direto para florirem", alerta também.

Em vaso, plante-os idealmente por camadas. "Regue-os a seguir à plantação e, se não chover durante muitos dias seguidos, continue a regá-los", aconselha a especialista. "Quando acaba a floração e, depois das folhas secarem, deve retirar os bolbos do solo e guardá-los num local fresco e seco. Também os pode deixar no solo de um ano para o outro, pois a maior parte deles aumentam em número, produzindo sementes", afirma ainda a diretora da revista Jardins.

"Para ter mais tempo de floração, faça escalonamento nas plantações de bolbos, com um desfasamento de pelo menos três semanas", defende a blogger de jardinagem. "Pode plantar de tudo um pouco, dependendo do espaço que tem disponível. Se estiver a plantar em canteiros, coloque as plantas maiores atrás", adverte ainda a arquiteta paisagista, que no seu terraço em Lisboa gosta de cultivar dálias, gladíolos e lírios, também conhecidos como açucenas.

Plantar bolbos de primavera no verão. Os passos (simples) a seguir

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.