Os óleos essenciais presentes na canela têm três efeitos benéficos para a saúde e para o desenvolvimento das plantas, um efeito bactericida e fungicida, um efeito cicatrizante e um efeito repelente. Se a colocar por cima dos cortes em pó ou se fizer uma pasta cicatrizante com canela, pasta de dentes, cola de madeira e vaselina, melhorará a condição das variedades botânicas que cultiva ao combater cortes de todo o tipo de plantas, incluindo orquídeas, suculentas e hortícolas.

Também pode aplicar esse preparado nas espécies ornamentais e nas árvores. A canela tem um efeito bactericida, fungicida e preventivo, pelo que a pode adicionar ao substrato de germinação. "Ajuda a que as plantas germinem saudáveis, sem fungos e sem doenças", garante Teresa Chambel, arquiteta paisagista, blogger, autora de livros de jardinagem e diretora da revista Jardins. Esta especiaria também pode ser usada em tratamentos de prevenção de fungos e doenças.

"Normalmente, os fungos provocam manchas e as bactérias podridões", adverte a especialista, autora dos livros de jardinagem "Um jardim para cuidar" e "Um jardim dentro de casa", publicados pela editora A Esfera dos Livros. O efeito repelente da canela também costuma ser elogiado. "Para afastar as formigas, porque elas não conseguem andar sobre a canela, tem de fazer um circulo fechado à volta das suas plantas", adverte, no entanto, a arquiteta paisagista Teresa Chambel.