Com a tão aguardada chegada do bom tempo, apetece finalmente aproveitar mais os nossos espaços exteriores. Varandas e Jardins começam a ganhar vida, sendo locais perfeitos para prolongar os dias.

Seja para aproveitar o sol, relaxar ou até mesmo reunir a família e amigos para um momento de convívio, se tem um destes espaços mas ainda não sabe muito bem o que fazer dele, leia as próximas dicas da Designer de Interiores Rita Salgueiro.

No final, vai perceber que construir e usufruir destes espaços é bem mais simples do que parece.

- Coloque um tapete a demarcar a zona de estar. Pode parecer estranho, por estarmos a falar de uma zona exterior, mas deixa o espaço mais acolhedor e se receber mais pessoas, para além das que o espaço foi projetado, podem sentar-se confortavelmente no chão.

- Coloque almofadas diretamente no chão e em cima do tapete. Dão conforto ao espaço e permitem sentar confortavelmente. Uma ideia gira, para criar várias zonas de estar e que costuma funcionar bem em exteriores, é usar paletes com almofadas. Convém ter duas capas diferentes para as almofadas, até pode ser umas com tons ou padrões mais de acordo com o verão e outras com tons de outono, para o final da estação. Esta simples mudança pode fazer a diferença no espaço e, ter duas opções, torna-se também útil no caso de ter que pôr umas para lavar, podendo usar as outras.

designer rita salgueiro
créditos: Rita Salgueiro

- É fundamental haver uma cadeira confortável. Apesar de haver um tapete e diversas almofadas colocadas no chão, para receber várias pessoas, uma cadeira confortável é imprescindível. Tanto para os dias mais tranquilos em que queremos ficar sozinhos a ler ou a descansar, como para poder sentar pessoas mais velhas que não tenham tanta facilidade em conseguir sentar no chão.

- Espalhe algumas lanternas com velas. Permitem iluminar os espaços mas também dão um toque especial nas noites de verão, proporcionando um ambiente relaxante e até romântico.

- Coloque uma cerca de canas ou palhinhas à volta do espaço exterior. Nas zonas urbanas ou com vizinhos próximos, torna-se complicado ter alguma privacidade nestes espaços exteriores. Estas cercas nestes materiais, além de resguardarem dos olhares curiosos, remetem-nos para um ambiente de praia e descontração.

designer rita salgueiro
créditos: Rira Salgueiro

- Tenha sempre uma manta à mão. Mesmo sendo verão, pode haver um final de tarde ou uma noite mais fresca e por isso convém ter sempre uma manta por perto. Colocada no chão também permite aumentar a zona de estar e receber mais pessoas.

Rita Salgueiro
www.ritasalgueiro.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.