Num dia de inverno chuvoso, após mais um dia de trabalho, não há nada que nos pareça mais apetecível do que chegar a casa. No entanto, o inverno traz consigo fatores de risco que são facilmente esquecidos e negligenciados pelos mais friorentos.

A pensar nisto, Marcelina Guimarães e Miguel Fernandes (da Habitat Saudável) partilham cinco dicas essenciais para não descurar da saúde da sua casa em prol dos sistemas de aquecimento contra o frio exterior.

1. Ventilar, ventilar e ventilar

Uma casa que não seja ventilada diariamente nunca será uma casa saudável. O frio exterior é pouco convidativo a janelas abertas, mas é importante deixar a casa respirar.

Ao acordar, aproveite para abrir as janelas e deixar o ar circular dentro de sua casa.

quarto janela
quarto janela créditos: pixabay

2. Sistemas de aquecimento

Quando o frio se fizer sentir, evite sistemas de aquecimento por convecção, que secam o ar e arrastam pó e partículas em suspensão. O ideal é optar por sistemas de radiação térmica.

3. Atente à humidade dos espaços

Coloque um termo higrómetro (de baixo custo) nos espaços para controlar a humidade, a qual deve estar compreendida entre 40% a 60%.

Este aparelho armazena o valor mínimo e máximo alcançados em determinado intervalo de tempo e, geralmente, tem dois mostradores que permitem a visualização da humidade e da temperatura em simultâneo.

4. Utilize um medidor de Radão

Esta é a melhor época do ano para fazer uma análise laboratorial a este gás presente no interior de nossas casas; para isso, coloque um medidor de Radão em cada piso da sua habitação.

O aparelho mede a concentração do gás e, caso se conclua que os níveis estão superiores aos limites recomendados, deverá ventilar todos os espaços.

quarto
quarto créditos: pixabay

5. Atenção à temperatura do seu quarto

Sabe bem descansar o corpo e a mente num quarto quente e confortável, mas é importante controlar os níveis de humidade relativa ao ar neste espaço.

A temperatura ideal para dormir são 18º, e lembre-se, mesmo que aumente a roupa na cama, a regra é: “pés quentes, cabeça fresca”.