Por moda ou por gosto há certos erros a evitar, até porque ninguém nasce ensinado e tudo é uma aprendizagem.

Plantar tudo de uma vez
Se está a fazer uma horta pela primeira vez a tentação de querer plantar e fazer tudo de uma vez é grande, mas terá de refrear essa vontade. Já imaginou a colheita que terá?! Se for para uso doméstico irá ficar com excesso de produtos que vão acabar por se estragar. A não ser que sejam produtos para fazer doce, por exemplo. Tem de ter em atenção ao tempo que cada semente demora a crescer e ao consumo final que quer ter.

Não respeitar as distâncias
Por norma no saco das sementes vem indicada a distância que cada produto deve ter em relação a outro. Os alimentos, as plantas, etc... necessitam de espaço para crescer sem problemas. Deverá ter também em conta o facto de cada espécie ter variedades diferentes e cuidados distintos.

Solo de má qualidade
Aconselhe-se com alguém experiente sobre o que pode fazer porque se as suas plantações não se estão a desenvolver como é suposto ou apresentam outras deficiências, é sinal que o solo não tem nutrientes suficientes. Poderá sempre investir em renovar o solo introduzindo estrume, húmus ou outra fonte de solo.

Sem exposição solar ou água
Ainda que existam plantas que não necessitam de luz solar há outras que não vivem sem ela. O ideal será mudar a horta ou caso seja impossível optar por plantas que não precisem de todo.
Relativamente à água e caso não queira perder o seu tempo a carregar baldes ou ter uma despesa abrupta caso tenha de colocar bombas e afins, o ideal será fazer a sua plantação perto de uma fonte de água. Se for uma horta urbana em princípio esta questão não se coloca.

Plantar o que não come
A sua plantação deverá conter alimentos que façam parte da sua dieta diária porque, caso contrário, se não tiver ninguém a quem dê ou troque todo o seu trabalho terá sido em vão e o pior será o desperdício e a despesa que teve.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.