Psicóloga Clínica na MIND | Psicologia Clínica e Forense. Mestre em Psicologia Clínica Cognitiva-Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Possui o Curso Pós-Graduado em Luto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Nível 1), Traumatic Incident Reduction (Nível 1) e Intervenção Cognitiva-Narrativa no Luto (Nível 1). Detém o curso de Técnico de Apoio à Vítima (TAV), de Intervenção Psicológica com Pessoas LGBTQ, de Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao Álcool, e de Avaliação Pericial em Psicologia Forense. Formadora Certificada. Coordenadora Científica da Especialização Avançada em Intervenção Psicológica no Luto no Instituto CRIAP. Coordenadora do livro Luto: Manual de Intervenção Psicológica. Autora de diversos capítulos e artigos científicos.
Em Portugal, aguarda-se a reabertura das creches e jardins de infância no dia 18 de maio, bem como a abertura dos centros de atividades e pré-escolar no dia 1 de junho. Mas há mais dúvidas do que certezas neste regresso faseado a uma normalidade controlada. Três psicólogos partilham com o SAPO Lifes
Os animais de companhia têm vindo a alcançar uma importância crescente na vida do ser humano. Esta relação pode proporcionar níveis de afeto, conforto e apoio semelhantes aos de um membro da família. Inclusivamente, a ligação emocional construída com um animal pode transcender uma relação humana. Ne
É fundamental que as mães reconheçam que a amamentação é importante, mas não o único caminho para uma vinculação segura com os filhos. As explicações são de Mauro Paulino e Sofia Gabriel, da MIND – Psicologia Clínica e Forense.
Apesar da distância imposta num momento tão especial da vida, existem possíveis estratégias para promover uma maior proximidade entre o casal e, por sua vez, atenuar a ansiedade. As explicações são de Mauro Paulino e Sofia Gabriel, da Mind - Psicologia Clínica e Forense.
Para além do risco de luto complicado, a vivência de uma perda traumática pode potenciar o desenvolvimento de sintomatologia depressiva ou stress pós-traumático. As explicações são de Mauro Paulino e Sofia Gabriel, da MIND – Psicologia Clínica e Forense.
Uma situação de pandemia pode abalar as crenças de segurança, previsibilidade e estabilidade que são tão confortáveis e tranquilizantes para o ser humano. As explicações são dos psicólogos Mauro Paulino e Sofia Gabriel, da MIND – Psicologia Clínica e Forense.