Nos últimos anos da década de 80, o universo conspirou a meu favor e tive o primeiro contacto com as essências vibracionais. A partir daí a minha vida e o meu trabalho mudariam para sempre. Após aquele momento foi impossível controlar a paixão pelas essências florais/vibracionais com suas delicadas vibrações e tão profundas e efectivas curas.

Movida por uma paixão crescente pelo tema, tenho me dedicado ao estudo e aplicação dessas essências nas mais diversas áreas, em especial na área médica e psicológica.

Para entendermos melhor as essências florais/vibracionais, precisamos nos libertar de velhos paradigmas e abrir nossas mentes para conhecer os conceitos pertencentes a uma nova área de estudos denominados Medicina Vibracional, onde, as doenças são o produto de desequilíbrios físico-químicos, que provocam disfunções e até lesões físicas. Observa-se que o arranjo molecular do nosso corpo físico é, na verdade, uma complexa rede de campos de energia entrelaçados. Estes campos de energia mais subtil coordenam as forças electrofisiológicas, os hormonas e as células do nosso corpo. É a partir destes campos de energia que se originam a saúde e a doença. Tais campos são intensamente afectados pelas nossas emoções, como também, por factores ambientais e nutricionais.

As essências vibracionais actuam nos campos energéticos por suas qualidades bi-polares, equilibrando o padrão de energia do indivíduo. As polaridades podem ser mais bem entendidas ao percebermos que, se possuímos sentimentos de medo, também temos o da coragem em nosso padrão energético, embora ele possa não estar consciente neste momento.

As essências vibracionais actuam no equilíbrio destas polaridades, trazendo para a consciência a coragem de enfrentar o medo, clarificando-o e transformando-o. Na verdade cria-se um terceiro estado decorrente do encontro das duas polaridades. Esse terceiro estado criado pela livre escolha do paciente é o que denominamos “cura”.

Veja mais na próxima página

Segundo alguns estudiosos, as essências vibracionais actuam através do fenómeno da ressonância. A forma e estrutura específicas das forças vitais transmitidas por cada flor/ambiente/mineral ressonam com, e acordam qualidades particulares na alma humana.

A história nos mostra, que muitos foram os homens que se interessaram pelas plantas e suas qualidades. Entre eles Goethe, que dedicou muitos de seus estudos à observação e análise das flores, tendo dito que elas são “a expressão máxima do equilíbrio entre as forças telúricas e cósmicas”.

No início do século, a busca de uma medicina mais eficaz e abrangente, fez com que o médico inglês Edward Bach procurasse novas formas de tratamento. Surgiram então as 38 essências florais/vibracionais por ele pesquisadas. Embora sejam conhecidas como “Florais de Bach”, não são elaboradas unicamente com flores, pois a essência Rock Water é feita apenas com água de um riacho, o que a caracteriza como uma essência ambiental.

O processo iniciado com o Dr. Bach, a filosofia que norteava seu trabalho, deu início ao que hoje denominamos Terapia Floral. Ele acreditava que o indivíduo, enquanto “ser” físico, possui o que poderíamos chamar de alma, entendendo que alma é a expressão total (mental, emocional e astral) desse ser, o que cada um tem de melhor, sua Luz.

Assim, a terapia com as essências vibracionais é na verdade a terapia da alma, pois ajuda a pessoa a expressar a capacidade de sua alma que está contida. A doença, com seus sintomas, nada mais é do que a “mensagem” do desequilíbrio da alma do ser. Curando-se a alma, ela trabalha no plano físico, devolvendo o equilíbrio total ao ser.

Veja mais na próxima página

A sua actuação é devida às forças vitais provenientes da planta, que estão contidas na matriz aquosa, e que actuam nos vários campos energéticos humanos. Na verdade trazem os padrões energéticos específicos de cada flor.

A água que contém as flores recebe um tipo de impressão holográfica das qualidades essenciais da planta. Cada gota da água contém a configuração total do arquétipo da planta. A qualidade vibracional de flores, minerais, animais e fenómenos ambientais é transferida para a água e pode ser utilizada na forma de essências vibracionais, para despertar as qualidades positivas inatas que cada ser humano possui. As energias captadas na Natureza actuarão directamente sobre os campos energéticos do corpo, restabelecendo o padrão de equilíbrio e, consequentemente de SAÚDE.

A continuação do trabalho desenvolvido por Edward Bach ocorreu em várias partes do mundo, sendo que um dos trabalhos mais respeitados mundialmente teve inicio em 1978, na Califórnia - EUA, através de Katz e Kaminski, fundadores da FES - Flower Essence Society, que também estimulam uma rede internacional de troca de informações sobre os trabalhos realizados com as essências e seus resultados.

Outros trabalhos importantes vem sendo há vários anos desenvolvidos por pesquisadores bastante sérios do mundo todo. Citamos em especial:
Cássia Moreira das Essências Vibracionais d´Água no Brasil
Cynthia Athina Kemp Scherer da Desert Alchemy no Arizona/EUA
Ian White da Australian Bush Flower Essences na Austrália
Julian Barnard da Heling Herbs na Inglaterra
Philippe Deroid do Laboratoires Deva – Elixirs Floraux na França
Neide Margonari dos Florais de Saint Germain no Brasil
Steve Jonhson do Alaskan Flower Essence Project no Alaska
Sabine Pettit da Pacific Essences no Canadá
Andreas Korte da PHI Essences na Alemanha
Drs. Vasudeva e Kadambi Barnao da Living Essences na Austrália

Entretanto, a cada ano novas essências são pesquisadas e fabricadas por diversos produtores em todo o mundo, para além de todos os interessantes trabalhos nesta área que tem sido desenvolvidos nas diversas partes do planeta.

Hoje em dia o estudo das essências vibracionais e suas aplicações é matéria de pós-graduação em várias universidades do mundo. Tive a satisfação de pertencer ao quadro de docentes de alguns desses cursos no Brasil – na Universidade de São Paulo e na Faculdade de Ciências da Saúde – tendo acompanhado o reconhecimento e a aprovação do uso dessa terapêutica pela Ordem dos Enfermeiros do Brasil que permitiu a esses profissionais trabalharem com as essências vibracionais em grandes hospitais e clínicas.

Veja mais na próxima página

Muitos profissionais em todo o mundo que utilizam as essências vibracionais como complemento aos seus trabalhos, entre eles médicos, psicólogos, terapeutas da fala, assistentes sociais, professores, gestores, etc.

As  essências vibracionais não são incompatíveis com quaisquer outras medicações e/ou tratamentos e podem ser utilizadas por pessoas de qualquer idade – dos bebés aos idosos, como também por grávidas e doentes crónicos – pois colaboram em todos os processos de cura, porque mobilizam a vontade de se curar do próprio paciente auxiliando-o a enxergar seus aspectos positivos.

A cura acontece quando o paciente entende as causas reais que o levaram a ficar doente (física ou emocionalmente) e muda o seu comportamento, reencontrando uma forma de obter e/ou manter a sua saúde e bem-estar.

Os estudos e pesquisas realizados em diversas partes do mundo, confirmam a eficácia das essências vibracionais como auxiliares no tratamento de problemas como cancro, SIDA, depressões, miomas, stress e muitos outros, pois estimulam nas pessoas o que elas tem de melhor e, com a melhora do estado emocional, a resposta física a doença é muito mais intensa e eficaz. Os estudos recentes na área da Neuroimunologia mostram que um estado emocional positivo leva a um fortalecimento do sistema imunitário e melhora da vitalidade.

Trabalho com essências vibracionais, em Portugal, há 7 anos e percebo que a receptividade e o interesse do povo Português tem sido uma crescente. A cada dia um número maior de pessoas procura informações sobre as essências e sobre os terapeutas especializados. Verificamos que há um aumento significativo do número de terapeutas que tem vindo buscar informações e formações na área das essências vibracionais, como temos comprovado nesses cinco seminários que realizamos desde 2005, o último dos quais no passado dia 17 de Maio, o qual foi especialmente dedicado a fornecer mais instrumentos úteis ao trabalho dos terapeutas. Também em função dessa procura, estaremos a dar início em Setembro próximo a um curso de Formação de Terapeutas Florais/Vibracionais.

Veja mais na próxima página

Em Portugal, existem duas maneiras de se ter acesso as essências vibracionais:

• A primeira é através da indicação especializada dada por um terapeuta, o qual poderá utilizar em sua prática clínica, qualquer um dos sistemas de essências (inglês, californiano, australiano, etc...)

• A segunda opção é através da auto-medicação, ou seja, a própria pessoa avalia seu estado emocional e adquiri em farmácias, centros dietéticos ou ervanárias, o composto que mais se adequa ao seu caso.

Veja mais na próxima página

Foi a pensar na auto-medicação e na pouca disponibilidade de tempo e de dinheiro de grande parte das pessoas, que em 2005 demos forma a um velho sonho: a criação de uma linha de compostos a base de essências vibracionais provenientes de várias partes do mundo, acrescidas e potencializadas com minerais, sons, cores e aspectos lunares. Assim foi criada a MaterLux e seus 7 compostos que para serem utilizados, não necessitam de um conhecimento técnico sobre as essências. Em gotas ou na forma de spray, contribuem acima de tudo, para a real evolução da alma humana, na forma de um tratamento suave e eficaz atendendo as principais dificuldades emocionais das pessoas.

Sempre no propósito de realizar um trabalho sério, transparente e comprometido com a ética, disponibilizamos na Internet um site onde, em linguagem simples e objectiva, leigos e técnicos podem obter respostas às suas dúvidas sobre as essências, para além de um teste de imagens (também disponível na forma de cartas e a seguir neste artigo), que facilita a identificação do composto mais indicado para cada caso. Por telefone, fax ou email estamos a disposição para esclarecer todas as perguntas sobre essa terapêutica.

Veja mais na próxima página

Os trabalhos científicos realizados dentro das universidades e pelos profissionais comprometidos com a pesquisa e comprovação da eficácia das essências vibracionais em muito tem colaborado para que um número cada vez maior de pessoas seja beneficiada por esta terapêutica. O caminho para o futuro indica uma abordagem cada vez mais holística na qual o ser humano será tratado de forma individualizada sendo cada vez mais respeitadas suas características físicas, energéticas e emocionais.

Espero sinceramente que a medicina da alma torne-se uma realidade cada vez mais presente e que o respeito aos seres humanos que buscam auxílio, seja sempre permeado pelo sincero desejo de ajudar e a infinita capacidade de amar, que cada novo/velho terapeuta tem dentro de si.

Que a magia das flores, das pedras e de alguns ambientes, para além da própria eficácia das essências vibracionais possa tocar seu coração, assim como tocou o meu e de outras tantas pessoas que foram beneficiadas com seus efeitos.

Thais Delboni é Psicologa, especialista em Terapia Floral
www.numi.com.pt

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.