Depois de uma viagem ocorrem sempre alterações na nossa vida. Quer seja pela influência de um novo clima, da alimentação ou das experiências por que passamos. E se considerarmos que as variações do campo magnético da terra influenciam qualquer corpo com massa, imaginemos o sem número de alterações que podem surgir depois de uma viagem.
Em Feng Shui existe um método que estuda especificamente a influência das viagens: a Direccionologia. Todas as deslocações são passíveis de estudo, quer se trate de uma viagem de negócios, uma ida de férias ou uma mudança de casa. Para tal, as ferramentas utilizadas poderão ser o Qi das 9 Estrelas (método japonês), o Tung Shu (almanaque chinês), e os Kuas e Hexagramas (cálculos de Feng Shui avançado). A questão básica é: qual a melhor data e direcção para realizar uma viagem? Apresento aqui algumas sugestões.
Considerei que a viagem será realizada em 2010 e Lisboa será o ponto de partida. Num estudo personalizado seria também tido em conta o perfil energético do viajante (baseado no seu ano de nascimento) e o mês, dia e hora de início da viagem, o que pode reduzir o número de direcções e datas favoráveis. É de realçar que os efeitos de uma deslocação são proporcionais à distância percorrida e à duração da mesma. Por exemplo, o impacto de uma viagem de Lisboa para Casablanca é diferente de ir viver dois anos para a Austrália.
Veja na próxima página a continuação do artigo.
Dessa forma, existem todos os anos direcções e dias mais favoráveis para viajar. Os casos apresentados servem apenas de exemplo. Importa salientar que todas as recomendações de Feng Shui são apenas um ponto de vista. Não se assuste! Vamos então ao que importa.
DIRECÇÕES A EVITAR EM 2010:
1º - SUDOESTE: É a primeira direcção a evitar. Em 2010 encontra-se na direcção dos Cinco Fantasmas. Diz-se que ao irmos nesta direcção podemos construir a nossa própria desgraça em resultado das nossas acções. Nessa direcção, a região que se encontra a Sudoeste em relação a Portugal é a América do Sul e parte da América Central.
2º - NORDESTE: É a direcção que se encontra oposta aos Cinco Fantasmas. Viagens nessa direcção contribuem para que o nosso infortúnio venha ou seja construído pelos outros. Parte da Europa do Norte e Europa Central encontram-se a Nordeste em relação a Portugal.
3º - SUL: Em 2010 viajar para Sul também não é muito auspicioso. É a direcção onde se encontra a combinação tripla do ano, calculada no Bazi, podendo daí surgir obstáculos.
OUTRAS DIRECÇÕES: Seria o eixo do animal do ano (2010 é o ano do Tigre) que devemos evitar entrar em confronto. Por coincidência estas direcções convergem com as outras direcções já mencionadas. Sendo assim não há mais a acrescentar.
Veja na próxima página a continuação do artigo.
DIRECÇÕES AUSPICIOSAS EM 2010:
NORTE: Pode encontrar cidades como Belfast, Reiquiavique na Islândia, Liverpool, Manchester, Glasgow ou Edimburgo. Em Portugal incluem-se as cidades do Porto, Coimbra ou Braga.
ESTE: Estou a pensar por exemplo em Málaga, Valência ou Barcelona aqui ao lado. Um pouco mais longe encontra-se também Roma, Nápoles, Atenas, Istambul ou Bucareste. De uma forma geral em 2010 viajar para oriente é uma boa opção, pelo que viagens à China, Índia, Japão ou Tibete podem ser auspiciosas.
SUDESTE: Neste sector encontra-se uma parte de África. Pode optar por Tânger, Sudão, Tanzânia, Etiópia ou Moçambique. Se pretender ir um pouco mais longe pode optar por Madagáscar ou até mesmo a Austrália.
OESTE: A oeste de Portugal temos países como o México, os Estados Unidos e o Canadá que são também uma boa opção em 2010. Aqui mais perto pode sempre aproveitar para visitar os Açores.
NOROESTE: Por último temos a Noroeste a Gronelândia e o Norte do Canadá (Nunavut) que são também destinos a considerar.
É importante saber que estas recomendações podem de igual modo ser aplicadas a direcções que devemos evitar estar, como quando a trabalhar numa secretária, orientação da cama, ou até mesmo sectores da nossa casa que não devemos fazer obras ou grandes alterações em 2010.
Veja na próxima página a continuação do artigo.
Voltando ao assunto principal. Existem duas medidas dominantes no Universo: o tempo e o espaço. Em relação ao espaço já foram apresentadas as direcções a previligiar em 2010. Em relação ao tempo, a data da viagem é algo também a ter em conta. O estudo de datas auspiciosas é uma área muito curiosa do Feng Shui. Tudo o que é importante deve ser feito numa data importante. Em relação a viagens, existem dias bons para viajar por terra, por mar e outros que são especialmente bons de uma forma geral. O Dia do Anjo é um desses casos. É considerado um dia especialmente bom. Também pode ser chamado Dia das Bênçãos Lunares. Num mês, dois, três ou quatro dias são Dias do Anjo. Veja e tome nota!
DIAS DO ANJO (OU DAS BÊNÇÃOS LUNARES) – JULHO A DEZEMBRO DE 2010:
Em Julho temos os dias 5, 13 e 23, em Agosto acontece a 4, 10, 20 e 30, em Setembro apenas a 17 e 27, em Outubro aproveite os dias 7, 13 e 23, em Novembro encontra-se os dias 2, 10, 20 e 30 e para concluir temos os dias 8, 18 e 28 de Dezembro. Aproveite bem essas datas.
E por último, mas não menos importante, há um outro aspecto a considerar. É necessário um conhecimento profundo da pessoa em análise, porque “o viajante ainda é aquele que mais importa numa viagem” (André Suarés, escritor Francês do Sec. XIX).
Jorge Santos
Jorge Santos orienta workshops, consultas e pequenos cursos de Feng Shui. Conheceu o Feng Shui enquanto frequentava um Curso de Medicina Tradicional Chinesa entre 2006 e 2007. A partir daí realizou o Curso Elementar de Feng Shui (20072008), o Curso Profissional de Feng Shui (20082010) e o Exame de Consultor Profissional de Feng Shui (2010). Estudou na Escola Nacional de Feng Shui associada ao Instituto Macrobiótico de Portugal. Trabalha em parceria com alguns centros de terapias na zona de Lisboa.
Contactos:
TLM: 964 351 581
Mail: mail@tigrebranco.com
Site: www.tigrebranco.com
Sugestões:
Curso Anual de Feng Shui em Lisboa (início em Outubro)
Curso de Introdução ao Feng Shui em Lisboa (a 3 e 11 de Julho)
Consultas de Feng Shui
Coordenação de Conteúdos:
Heloisa Miranda
email: sapozen@sapo.pt
Veja o programa SAPO Zen
Comentários