O MAIS FELIZ DOS FELIZES, É AQUELE QUE FAZ OS OUTROS FELIZES
– Alexandre Dumas
EU SOU APENAS UMA, TODAVIA SOU UMA. NÃO POSSO FAZER TUDO, MAS POSSO FAZER ALGO. NÃO RECUSAREI FAZER AQUILO QUE POSSO FAZER.
– Helen Keller
A SUA MAIOR RIQUEZA É O BEM QUE FIZER AOS OUTROS.
– Anónimo
Nesta “escola da Vida”, uma das lições mais importantes a aprender é: amar incondicionalmente, e amar cada vez mais (apesar de ser umas das coisas mais difíceis de conseguir, deverá ser aquela que NUNCA devemos deixar de tentar).
O que é amar incondicionalmente? É amar, amar, amar, sem esperar e sem pedir absolutamente nada em troca; é amar pelo puro gosto de amar, de dar. É uma doação e não uma exigência. E nesse gesto de amor incondicional existe um poder extraordinário, o poder de mudar o mundo: o nosso e o mundo à nossa volta!
Assim, quando encontramos alguém que poderá ter um comportamento difícil, e por conseguinte difícil de amar, é talvez, por isso mesmo, a pessoa que mais precisa de ser amada – isso não quer dizer que nos vamos deixar magoar por ela, mas vamos enviar-lhe um pensamento de amor, uma oração de amor e talvez deixar-lhe, um exemplo de bondade e amor. De facto, só a bondade e o amor incondicional conseguem dar a verdadeira solução aos nossos problemas, pois o Amor é a força mais poderosa do mundo.
Veja a continuação deste artigo na próxima página
Quando um dia sairmos deste planeta, e procedermos à revisão da nossa vida na Terra, o único “tesouro” que iremos trazer connosco: é o amor incondicional que tivermos doado enquanto tivemos na Terra, ou seja, não é tanto o que fizemos que vai contar, mas quanto amor incondicional empregámos naquilo que fizemos.
Deus (ou se preferirem o termo Energia Universal) é Amor! Por isso, num gesto de bondade e de amor incondicional, podemos encontrar Deus, visto que nos tornamos um veículo da Sua energia – a energia do Amor, a energia que realiza “milagres”.
Amar incondicionalmente é o maior acto espiritual, que engrandece a alma e por consequência perfuma as nossas vidas com a verdadeira felicidade.
Assim, e porque ele requer uma aprendizagem, o objectivo será procurar então aumentar ao máximo as oportunidades de praticarmos gestos de bondade e actos de amor incondicional. E o interessante, é que a bondade é contagiosa, e por isso, um pequeno gesto de bondade, de amor incondicional nosso, pode começar uma corrente de eventos positivos que poderão tocar as vidas de muitas pessoas.
Ficam aqui algumas sugestões de actos de bondade gratuitos que podem se colocados em prática todos os dias ou sempre que possível:
• Dê um sorriso e diga algo simpático a toda a gente que encontre;
• Diga ao(s) seu(s) filho(s)/marido/esposa, pais, etc,… que os ama;
• Escreva aos seus pais, explicando-lhes como lhe são queridos para si;
Veja a continuação das Sugestões na próxima página
• Ajude um vizinho(a) ou alguém que que possa estar a precisar do seu auxílio;
• Tente arranjar alimentos para um Banco Alimentar;
• Adopte um animal abandonado num Canil Municipal ou em alguma associação de animais perto de si;
• Invente pequenas ofertas ou escreva votos com palavras de apoio moral em postais alegres, e entregue-os pessoalmente aos residentes de um Lar da Terceira Idade;
• Ofereça um arranjo floral para um Centro de Dia, Lar da Terceira Idade, um hospital, etc;
• Nos seus tempos livres, ofereça-se para fazer trabalho voluntário numa instituição de caridade (procure pelo número de telefone de algumas dessas instituições nas Páginas Amarelas, ou envie um email para actosdebondade@gmail.com para receber gratuitamente uma lista). Se os seus filhos já tiverem idade pergunte-lhes se gostariam de fazer trabalho voluntário numa área do interesse deles. Poderá enviar também um email, se quiser receber mais informações de como obter (gratuitamente) mais ideias de gestos de bondade (como por exemplo o “Guia do Professor para Actos de Bondade Gratuita”, e outras ideias divulgadas pela Fundação dos Actos de Bondade Gratuita) para aplicar no local de trabalho, nos centros de saúde, nas escolas, etc,…
Veja a continuação deste artigo na próxima página
Para mais informações sobre alguns movimentos que promovem actos de bondade, poderá pesquisar, por exemplo:
• A Fundação dos Actos de Bondade Gratuitos , que (sem fins lucrativos) promove gestos de bondade a vários níveis da nossa sociedade;
• Poderá alugar o filme da Warner Bros.: Favores em Cadeia (Pay it Forward) criado a partir do livro de Catherine Ryan Hyde e saber um pouco mais sobre o conceito do Pay It Forward, ou ir ao site do Pay It Forward Movement, onde é divulgado o seguinte objectivo: pratica-se um acto de bondade a uma pessoa e ela em vez de lhe “pagar” esse acto a si, em troca deverá praticar um acto de bondade a três pessoas mais, e cada uma dessas pessoas farão a mais três e assim sucessivamente.
Comentários