Marte é em astrologia o planeta que simboliza a vontade individual, o tipo de energia que será necessário aplicar de forma a sermos mais eficientes na obtenção daquilo a que nos propomos e queremos, um querer que já se sabe é único e intransmissível. Se fossemos carros, cada um teria o seu combustível com características únicas e personalizadas.

No horóscopo as “razões” da vontade são-nos sugeridas pelas variantes a salientar: o elemento onde se encontra Marte, se em Água teremos os quereres movidos pelas emoções quando a vontade move montanhas, em Ar serão as ideias a comandar a iniciativa, em Fogo o que inspiração nos leva a fazer e em Terra pela vontade de ter e de criar segurança. Tomamos atenção à qualidade do signo e Casa onde reside, se iniciadora como a de um Cardinal, se teimosa e persistente como a de um Fixo ou volúvel e indecisa no caso de um Mutável.

Com estes dados em mente ponderamos sobre outras características do signo onde Marte se encontra no horóscopo e na cor e expressão que emprestam ao planeta e, particularmente à Casa que rege. Observamos como ele se encontra rodeado e o “trabalho” que terá para fazer valer os seus quereres, perspectivamos o seu empenho.

Verificamos se tem o caminho livre e facilitado para que vá fazendo aquilo que quer ou modificado por um forte contra-ponto como por exemplo o de Plutão, Neptuno, Úrano, Saturno e Júpiter, sendo estes que de todos os planetas são aqueles os indicadores mais gritantes de contra-vontades, muitas vezes porque essa “vontade” ao ficar potencializada e espicaçada leva o individuo ao encontro de situações em que se sentirá limitado, restringido e ás vezes frustrado.

Veja mais na próxima página

Por isso ao olhar para Marte, pondero sobre os níveis de frustração e de obstinação para se insista nas vontades, a capacidade de resiliência. Marte demora 2 anos a transitar o horóscopo, o que é o mesmo que dizer que a cada 2 anos temos um retorno, que coincide com uma tónica diferente de para onde apontamos baterias durante esse período de tempo. Sendo o planeta associado à raiva, também é Marte que intervém na hora da decisão. Quantas vezes é o auge de uma situação que nos incomoda que nos leva ao extremo onde surge a raiva e é esta que nos conduz à decisão que vínhamos a adiar. “Anger is that powerful internal force that blows out the light of reason - Ralph Waldo Emerson”. Quando a situação exige que o EU SOU, se afirme acintosamente, se já experimentaram este tipo de “resoluções”, convido-os a dar uma olhada no vosso horóscopo e verificarem como estava o “vosso” Marte ou por onde andava o planeta em trânsito.

No caso de Marte estar sob “pressão” exercida por Saturno a vontade pode ter sido reprimida desde cedo por uma figura autoritária, podendo dar lugar a frustração ou como acontece muitas vezes a pessoa aprende a força da disciplina e da determinação que a levará a dar um bom uso à estratégia sugerida por Saturno.

No caso de Júpiter temos o oposto a expansão da vontade, provavelmente desde cedo conheceu a força da voluntariedade, caso falte um canal ou seja um emprego correcto por onde possa fluir esta energia, poder-se-á desperdiçar o Fogo e, teremos o chamado fogo de palha no sentido que se ateia rápido mas que também se pode apagar com facilidade.

Veja mais na próxima página.

No caso de Marte receber um forte contacto de Úrano, as vontades sugeridas por Marte no horóscopo estarão atiçadas assim como o sistema nervoso, a necessidade de experimentação, a sexualidade latente e a invenção à laia de MacGyver.

No caso de Neptuno e citando Noel Tyl teremos uma sugestão de carisma; a aplicação da energia envolta em ilusão e inspiração, envolvente e magnética. Com Plutão o contacto sugere coerção, a disciplina marcial que busca o poder, usualmente um padrão que se conheceu desde cedo.

Ao vermos uma destas formações num horóscopo, valerá a pena ponderar nos pontos fortes e nas vulnerabilidades e possíveis saídas. Como um mapa que nos indica os padrões que necessitam ser fortificados para que se tornem mais eficientes. Para os jovens pais e estudantes de astrologia, sugiro que olhem para a carta dos vossos filhos e caso notem um padrão mais tenso, estudem-no, entendam-no para que possam ser um fiel de balança, um contra-poder eficiente. Ajudando na formação da força de vontade e de afirmação dos vossos filhos.

Ana Cristina Corrêa Mendes

http://espelhodevida.blogspot.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.