Ostentam currículos literários invejáveis, arrecadam prémios nacionais e internacionais e acolhem a estima de muitos. Escritores no feminino e masculino, da ficção, à poesia, ao conto e ao ensaio que dedicam, também, a sua arte literária à infância. E como o fazem bem os dez aqui evocados.
Ano após ano, no dia 1 de abril, as inverdades sucedem-se, mas há umas que acabam por ficar na memória e até entrar para a história. Saiba quais são as que já foram consideradas algumas das mais insólitas e surpreendentes ao longo dos últimos 70 anos.
As opiniões divergem mas uma coisa é certa. O hábito de contar histórias e inverdades e de pregar partidas nesta data tem mais de 400 anos. Vai assinalá-la este ano? Em várias partes do mundo, são muitos os que levam esta tradição (muito) a sério!
Cada pessoa mente, em média, entre uma a duas vezes ao longo do dia. Mais do que um mero ato de esperteza e até de mesquinhez, mentir é um imperativo de sobrevivência. Ian Leslie, autor de um livro sobre o assunto, explica porquê.
A COVID-19 atrasou em mais de uma geração o tempo necessário para alcançar a paridade entre mulheres e homens, de acordo com o estudo anual do Fórum Económico Mundial (FEM), publicado esta quarta-feira.
A Josefinas está a convidar todos os portugueses a abraçar o seu lado mais solidário e a aderir a esta campanha de recolha de materiais que vai estar em vigor até ao final de abril.
Iniciativa da autarquia quer aproximar negócios locais do Areeiro aos seus habitantes, com uma plataforma digital simples, que permite a encomenda e entrega de produtos para os residentes da zona.
Todos os meses são inúmeras as novidades literárias que chegam aos escaparates e são muitos os autores portugueses que lançam novas obras. Anualmente, a 26 de março assinala-se o Dia do Livro Português, uma data instituída pela pela Sociedade Portuguesa de Autores.
O quadro "Scène de rue à Montmartre", de Vincent van Gogh, nunca antes exposto, foi leiloado na quinta-feira em Paris, por 13 milhões de euros, acima da sua estimativa, um recorde em França para o pintor neerlandês.
Desafiados pela revista feminina Saber Viver a eleger cinco obras de escritores lusos que merecem ser lidas e relidas, Isabel Rio Novo e Pedro Vieira não tiveram problemas em revelar as suas escolhas. Descubra, de seguida, as que referiram.
O quadro "Warrior” (“Guerreiro"), de Jean-Michel Basquiat foi vendido na terça-feira por 30,3 milhões de euros num leilão da Christie's em Hong Kong, transmitido ao vivo pela internet, batendo recorde.
Uma em cada duas pessoas no mundo discrimina em função da idade, segundo um relatório das Nações Unidas (ONU) divulgado hoje, com recomendações aos Governos para que adotem medidas jurídicas e sociais para combater estes preconceitos.
Começou a escrever em 2003 uma obra que todas as editoras nacionais viriam a recusar mas, ainda assim, nunca baixou os braços. Lançou, no início deste ano, "O cardeal", o novo livro de uma série que já conta com cinco títulos. Acaba de ganhar (mais) um prémio.
A pandemia viral que confinou o mundo, os incêndios florestais que destruíram milhares de hectares de vegetação em Portugal e no Brasil e as perseguições sociais, políticas e religiosas de que muitos continuam a ser alvo figuram entre as temáticas a concurso.
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje uma declaração que proclama a União Europeia (UE) como uma “zona de liberdade” para as pessoas LGBTIQ, em resposta à introdução de “zonas livres de LGBTIQ” na Polónia desde 2019.
Dois anos depois do lançamento da popular boneca, a empresa que a lançou, a norte-americana Mattel, decidiu, em 1961, arranjar-lhe um companheiro. O sucesso foi imediato. A mulher que o moldou deu-lhe um porte atlético para homenagear o marido.
Ano após ano, o júri daquele que é um dos mais reputados concursos internacionais de fotojornalismo recebe fotografias que não deixam ninguém indiferente. O combate à COVID-19 está na origem de algumas das mais marcantes da edição deste ano.
A imagem de Nuno André Ferreira, repórter de Leiria que reside em Viseu, foi selecionada pelo júri do concurso internacional World Press Photo. Foi tirada em Oliveira de Frades no dia 7 de setembro de 2020. Os vencedores são conhecidos no próximo dia 15 de abril.
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus defendeu hoje que “não deve haver lugar para a homofobia onde quer que seja na Europa” e que “todos os cidadãos da União Europeia (UE) devem poder viver em liberdade”.
A agência ONU Mulheres revelou hoje que as mulheres ocupam níveis mais altos do poder político no mundo, mais do que nunca, mas o progresso para a igualdade de género na política ainda é pequeno e lento.
Este prestigiado prémio é um compromisso contínuo com a diversidade na narrativa visual para ajudar a fortalecer o ponto de vista feminino através da fotografia.
As mulheres representam 61% dos juízes nos tribunais em Portugal, mas ainda estão em número reduzido no Supremo Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Administrativo, segundo dados hoje divulgados.