Este artigo tem mais de 13 anos
Nos primeiros cinco meses foram denunciadas 146 queixas

Os órgãos de polícia criminal (OPC) registaram 146 queixas pelo crime de violação nos primeiros cinco meses deste ano, o que representa uma redução de 17,5% em comparação com o mesmo período de 2010.
Dados fornecidos pelo Gabinete Coordenador de Segurança (GCS) à agência Lusa mostram que, entre janeiro e maio, os OPC registaram 146 ocorrências relativas ao crime de violação, correspondendo a uma diminuição de 17,5%, quando comparadas com igual período do ano anterior.
Os mesmos dados indicam que este tipo de crime, cuja moldura penal vai de três a 10 anos de prisão, tem especial incidência nos distritos que integram as áreas metropolitanas, designadamente em Lisboa e no Porto, nos quais foram registados mais de 40% do total das violações.
O Gabinete Coordenador de Segurança ressalva, porém, que este ano “Lisboa e Setúbal registam decréscimos bastante relevantes” neste tipo de crime.
Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) do ano passado, foram participados 424 crimes de violação, mais 49 do que os registados em 2009.
O RASI indica que a maioria das vítimas deste crime são mulheres, entre 21 e 30 anos.
Em um terço dos casos investigados, a vítima conhecia o agressor ou tinha com ele uma relação familiar.
12 de setembro de 2011
Comentários